A guarda municipal Mônica Quintal foi a única mulher, dentre 12 agentes de segurança, concluinte do I Curso de Cães de Faro de Arma e Entorpecentes, realizado pela Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal (GMB), destinado para agentes de segurança municipais, estaduais e federais.
Ela informou que foi preciso muita persistência para concluir o curso e ainda finalizá-lo como a primeira da turma. “É gratificante ter ficado em primeiro lugar. Espero que sirva de motivação para outras colegas”, comentou a GM Mônica.
Para marcar o encerramento da capacitação, o Grupamento de Ações Táticas com Cães (Atac) da GMB realizou uma cerimônia na manhã desta terça-feira, 13, reunindo todos os participantes do curso e familiares. Os 1º, 2° e 3° lugares do curso receberam certificados e troféus das mãos do chefe de Gabinete, inspetor Regivaldo Velasco.
Além do chefe de Gabinete da GMB, participaram do evento os inspetores e coordenadores dos grupamentos de Ações Táticas (GAT) e Atac, Eder Melo e José Pereira Júnior, respectivamente; a subcoordenadora do Núcleo da Atenção à Guarda Feminina, inspetora Alcione Assunção; e o coordenador do curso, guarda municipal Edilberto de Souza.
Capacitação – O 1° Curso de Cães de Faro de Arma e Entorpecentes foi realizado em 26 dias e contou com a participação de agentes da segurança de Belém e do município de Marituba, da Guarda Portuário, Polícia Militar, Polícia Civil e Penal, do Exército, da Marinha e Polícia Rodoviária Federal.
O objetivo da capacitação foi habilitar e especializar os agentes de segurança a dominarem a técnica de condução e emprego de cães de faro, para localização de armas e entorpecentes durante o serviço.
Segundo o comandante do Atac e coordenador geral do curso, José Pereira Júnior, “a realização do curso foi a concretização de um sonho do Grupamento, mas que só foi possível por causa da gestão atual, que abraçou e acreditou no Grupamento de Ações Táticas com Cães e na parceria com as forças de segurança e outras organizações, públicas e privadas”.
Texto: