Agentes da GMB participam de curso sobre o uso de drones

Na manhã desta sexta-feira, 25, seis agentes da Guarda Municipal de Belém (GMB) participaram do curso de Operadores de Aeronaves Remotamente Tripuladas (RPA), conhecido popularmente de Drone, promovido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac). Com essa capacitação, os guardas municipais estão aptos fazerem uso de drones em ações de fiscalização, segurança pública e eventos da instituição.

“O drone já faz parte das ações do sistema de segurança pública estadual e com essa parceria temos a oportunidade de capacitar os nossos agentes em uma instituição de referência e fazer o bom uso da tecnologia disponível para apoiar nas nossas diversas missões”, disse Inspetor Geral da GMB, Joel Ribeiro.

Com aulas teóricas e práticas, os servidores tiveram conhecimento a respeito de segurança de voo, técnicas de procedimentos em segurança pública, ações preparatórias para operar RPA e diagrama da aeronave.

As aulas foram ministradas no Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp) e, além dos agentes da GMB, participaram do curso os servidores da Polícia Militar, Corpos de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e Receita Federal.

Segundo o instrutor da capacitação, cabo da Policia Militar, Antônio Donato, o objetivo é mostrar de forma segura e legal o emprego da aeronave nas atividades de segurança. “O drone é uma ferramenta, um instrumento altamente importante para auxiliar os mais diversos serviços oferecidos pelos órgãos públicos. Temos observado que a eficácia do aparelho nas ações tem sido fundamental e eficiente”, disse.

Em relação à GMB, ele garante que o uso da aeronave “está diretamente ligado à realização de rondas nos bairros, praças e patrimônios públicos, por facilitar a observação dos logradouros, principalmente nos finais de semana quando esses locais tem um número maior de frequentadores”.

Quem participou do curso garante que colocará em prática em seu dia a dia. É o que deseja o guarda municipal Fernando Silva, por ter sido a oportunidade para aprimorar o seu conhecimento. “Sou Guarda e atuo na área de T.I. O uso de drone nas ações vai facilitar a visualização dos espaços que atuamos e principalmente os de difícil acesso. Esse equipamento vai trazer mais segurança para nós, agentes da GM, e para o cidadão”, disse.