Ações preventivas de segurança garantem retorno tranquilo às aulas nas escolas municipais de Belém

• Atualizado há 3 meses ago

O retorno às aulas nas escolas da rede municipal de ensino nesta segunda-feira, 29, contou com as ações preventivas de segurança da “Operação Volta às Aulas”, realizada pela Prefeitura de Belém por meio da Guarda Municipal.

O trabalho preventivo de patrulhamento e base nas escolas é executado diariamente pelos grupamentos operacional e táticos da GMB, por meio de motos e viaturas na parte externa; e a pé na parte interna, com visitas às salas de aulas e áreas comuns de cada unidade.

“O serviço de ronda nas escolas é rotineiro, realizado todos os dias e durante o ano todo, inclusive no período de férias. Com o retorno das aulas esse patrulhamento é intensificado, com foco na segurança de alunos, responsáveis e professores, além dos cuidados com o patrimônio público nas unidades de ensino, em apoio à Secretaria Municipal de Educação – Semec, principalmente nos horários de entrada e saída dos alunos, explica o inspetor-chefe da Divisão de Operações da Guarda Municipal, Élcio Vale.

No primeiro dia de aula, além da segurança, os alunos, pais e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Benvinda de Franças Messias, em São Brás, tiveram uma recepção diferenciada e bem calorosa da Banda de Música da GMB. Eles deram as boas-vindas, tocando sucessos infantis. Já a comunidade escolar da Escola Municipal de Educação Infantil Renata Sales, no Parque Guajará, foi acolhida com a presença do cão adestrado Rico, do grupamento de Ações Táticas com Cães – Atac.

A diretora de Educação da Semec, Jaqueline Rodrigues, destacou o trabalho da Guarda Municipal de Belém nas unidades escolares. “As escolas agradecem pela presença da Guarda Municipal. Essa recepção dos agentes, seja pela banda ou pelos cães e principalmente no dia a dia, vai muito além do papel fundamental da GMB”.

Ronda nas Escolas

O serviço Ronda nas Escolas é um compromisso da Prefeitura de Belém, que visa à aproximação entre a Guarda Municipal e a comunidade escolar, fortalecendo os laços e promovendo um ambiente seguro e educativo para todos.
Em 2023, a GMB realizou mais 15 mil rondas, incluindo as ribeirinhas, por meio da lancha da instituição.

Thais Veiga