Ações da GMB asseguram mais tranquilidade nas ilhas e distritos de Belém

As ações de segurança nos distritos de Outeiro, Mosqueiro, Icoaraci e ilha de Cotijuba, que começaram dia 2 de julho, seguem até o primeiro final de semana de agosto, visando assegurar mais tranquilidade aos moradores e visitantes dos distritos e ilhas.

A Operação Verão conta com 217 guardas municipais dos Grupamentos Operacional e Táticos empregados no patrulhamento dos distritos, em ações de ordenamento urbano, fiscalizações e controle para o enfrentamento à Covid-19 e na prevenção de pequenos e grandes delitos. O efetivo nas ruas, do Distrito de Mosqueiro conta ainda com o suporte do Centro Integrado de Monitoramento, que utiliza câmeras de alta resolução espalhadas na ilha.

Neste último final de semana, o balanço da Guarda Municipal de Belém aponta que três ocorrências foram registradas na delegacia de Mosqueiro.

A GMB realizou 1847 abordagens de orientação a pessoas e 386 veículos, entre carros, motos, ônibus e vans, foram fiscalizados. Em conjunto com outros órgãos foram realizadas seis operações em cumprimento do decreto estadual de combate à Covid-19 e duas com o Conselho Tutelar.

Além disso, 12 carretéis ou rolos fracionados de linhas enceradas e chilenas foram recolhidas das praias, quatro armas brancas (facas) foram retiradas dos ônibus durante vistoria, 27 pacotinhos de oxi e oito de maconha, foram apreendidos durante patrulhamento na orla das praias de Mosqueiro e três veículos roubados foram recuperados.

Durante este período, o programa da GMB Disque-denúncia recebeu 217 ligações da população.

“A estratégia de segurança montada para este ano mostra eficiência. Além de garantir a segurança integrada com outros órgãos estamos voltados a cumprir as normas do decreto do Governo do Estado de combate ao coronavírus”, destaca o coordenador da Inspetoria Especial de Ações Táticas-IEAT, Elton Moura.

Texto: Thais Veiga