A Guarda Municipal avança na segurança preventiva em Belém e nas ilhas e distritos

• Atualizado há 1 ano ago

Promover segurança preventiva: é a principal estratégia de atuação da Guarda Municipal de Belém. Em quase dois anos da gestão Edmilson Rodrigues, a GMB garante a tranquilidade de lares, bairros, comércios e logradouros públicos em Belém e nos distritos de Outeiro, Mosqueiro, Icoaraci, Cotijuba e Ilha do Combu.

Dentre as ações, apreensões de armas de fogo, drogas, recaptura de foragidos da justiça resultando na redução da criminalidade.

Diversas operações integradas foram realizadas, entre elas: Tolerância Zero, Guardião, Presidiu, Duas Rodas, Impacto, Carrinheiros, Fiscalização.

Essas atuações da Guarda Municipal ou integrada, junto com atividades rotineiras de rondas, patrulhamento, entre outras, geraram 33. 236 ordens de serviço em apoio aos setores da administração municipal, estadual e federal.

Foram 1085 registros de ocorrências, ocasionando 525 pessoas conduzidas para autoridade policial.

O balanço apontou a captura de 59 foragidos da justiça, 72 veículos entre carros e motos foram recuperados e devolvidos aos proprietários.

Em quase dois anos,  a GMB retirou das ruas 97 armas: 16, de fogo; 15 simulacros; e 66 armas brancas.

Foram realizadas em 23 meses, mais de 121 mil abordagens a veículos e pessoas. As rondas nos bairros e escolas apontou um total 78 mil, destas, 26. 312 mil, nas escolas municipais.

Os ribeirinhos e as margens de Belém contam com o patrulhamento através da lancha da corporação, recebida no aniversário de Belém pelo Governo do Estado. Mais de 150 patrulhamentos náuticos foram realizados.

Prevenção

Joel Monteiro, inspetor-geral da GMB, destaca que os resultados positivos são mérito do comprometimento e empenho do efetivo. “Os guardas municipais não medem esforços para cumprir a missão de promover a segurança pública e garantir que a população possa circular com tranquilidade”, disse Joel.

O inspetor-geral chama a atenção para alguns pontos de avanço da instituição e também do novo modelo de gestão da segurança pública municipal: com atuação cidadã, buscando, por meio do diálogo, priorizar a política de prevenção às violências.

“A segurança pública não é só repressão, mas sim um conjunto de fatores com trabalho de orientação, conscientização, prevenção, aproximação, inteligência e outros fatores. Esse modelo de política que estamos praticando é um grande desafio, mas precisamos superar o modelo repressivo de segurança e praticar mais uma política de segurança em prol do cidadão.” concluiu, Joel.

Proteção à mulher

Além dessas ações ordinárias, a GMB participa ativamente de discussões e cursos sobre combate à violência contra à mulher.

A corporação desenvolve serviços diários com os Programas SOS MULHER e Pró-Mulher Pará em parceria com o Tribunal de Justiça e Governo do Estado, respectivamente.

Em quase dois anos, 64 registros de agressão foram feitos pela GMB.

O comprometimento da instituição com a causa da mulher é tão forte que em 2021, já em março, a gestão criou o Núcleo de Atenção à Guarda Feminina-NAGF, com o objetivo de atender às servidoras que são vítimas de algum tipo de violência (física, psicológica, moral, patrimonial ou sexual).

Saúde do servidor

O Núcleo Setorial de Saúde do Trabalhador da GM, setor que promove a saúde mental, prevenção e valorização do servidor, realizou avaliações psicológicas nos servidores, atendimentos psicológicos e atendimentos sociais.

Campanhas de vacinação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde foram feitas na GMB com a aplicação de vacinas de H1N1 e a covid-19.

Plano e Conselho de Segurança

O Plano Municipal de Segurança Pública, em elaboração, vai reunir diretrizes no combate à violência e ajudar na queda dos índices de criminalidade na capital.

A Implantação do Conselho Municipal de Segurança Pública também está nas tratativas finais.

O Núcleo de Inteligência da GMB foi criado para mediação de conflitos.

Outro grupamento que está em fase de criação é o Fluvial, que já possui uma lancha, doada pelo Governo do estado, e com dezoito guardas municipais capacitados e habilitados para pilotar embarcações. Este serviço levará maior segurança às ilhas, unidades de saúde e escolar gerenciadas pela PMB.

Direitos funcionais

Os direitos à progressão e promoção funcional dos guardas municipais estão garantidos a partir de janeiro de 2023. A reposição salarial de 14,34% referente às perdas inflacionárias do ano de 2021 foram pagas. Valorizar o servidor é valorizas a prestação dos serviços públicos.

Todos os agentes, ativos, que não possuem impedimentos de ordem técnica ou jurídica da Guarda Municipal de Belém estão habilitados para o porte de arma de fogo. Uma conquista da categoria.

Formação

No campo da capacitação e nivelamento contínuo dos guardas municipais foram ofertados 62 cursos, em quase dois anos, com destaque para: curso de brigadista, combate ao Incêndio, estágio de motociclista Militar e Batedor, II Estágio de Táticas Operacionais, Curso de Cão de Guerra, 1° Encontro de Profissionais de proteção pessoal, Piloto de Embarcação, Curso de Formação e Direitos Humanos com ênfase em negritude e cidadania, curso de capacitação e habilitação ao porte de arma de fogo, Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar, entre outros.

Além disso, 28 guardas municipais fazem o curso de Nível Superior de Tecnologia em Segurança Pública ofertado pelo Instituto de Ensino de Segurança do Pará-Iesp.

Câmeras

A GMB instalou 40 câmeras de última geração em vários pontos de Belém; estão em funcionamento e monitoradas 24h pelo Sistema Integrado de Monitoramento-SIM da corporação.

Patrimônio Imaterial

A Banda de Música da GMB, declarada Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município, celebrou 30 anos de criação em julho de 2022, tendo um papel fundamental nas ações da prefeitura e da GMB. No período de janeiro de 2021 a novembro de 2022, se apresentou 300 vezes.