Operação “Icoaraci bem cuidada” continua a fiscalização e o combate aos crimes ambientais no distrito

• Atualizado há 1 ano ago

As ações da operação “Icoaraci bem cuidada” continuam no distrito. Nesta quarta-feira, 20, foi executada mais um dia de operação, quando agentes de fiscalização da Agência Distrital mapearam e realizaram abordagens para conter o descarte irregular de resíduos sólidos. Além notificaçõe orientação, durante a ação, também foram feitas retiradas de entulhos em pontos críticos do distrito.

Desde a criação do Grupo Interinstitucional, a Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital de Icoaraci (Adic) e Guarda Municipal de Belém, combate os crimes ambientais, com maior incidência de descarte irregular de lixo nas ruas de Icoaraci. As ações têm cooperação da Policia Civil e Policia Militar do Pará.

A operação desta quarta-feira, 20, também contou com a equipe de educação ambiental da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), que desenvolveu o trabalho de educação sobre a importância da destinação correta de lixo domiciliar e entulhos, para preservação do meio ambiente.

A moradora do bairro do Cruzeiro, Hellen Ramos, elogiou a iniciativa. “Importante essa campanha de orientação, porque muitas pessoas não sabem, até eu não sabia, que tem um número para agendar e denunciar os entulhos nas ruas. Agora já sei, vou usar”.

Os órgãos de segurança pública têm contribuído em todas as operações que são realizadas continuamente nos bairros de Icoaraci. De acordo com o tenente-coronel Jeronimo Silva, da Policia Militar do Estado, a PM Pará está atuando em conjunto com os órgãos municipais nas ações para fortalecer e combater a prática dos crimes ambientais.

Suporte

“A partir do acionamento da Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital, estamos colaborando e empenhando viaturas para dar suporte à operação. Estamos contribuindo com a segurança dos agentes de fiscalização e também vamos dar suporte em possíveis conduções em situações de flagrante”, comentou o tenente-coronel.

De acordo com o agente distrital de Icoaraci, Gregório Neto, todos os bairros do distrito estão sendo mapeados e fiscalizados. “Estamos em mais um dia de operação. Estamos nas ruas, diariamente, para orientar, informar e conversar com a população. As medidas de fiscalização e notificação precisam ser tomadas, para que entre em vigor o combate às práticas de crimes ambientais. Tem sido um trabalho árduo, mas que tem gerado bons resultados”, afirmou o agente.

Desde o início da operação, na última quinta-feira, 14, três bairros do distrito receberam a fiscalização: Cruzeiro, Ponta Grossa e Campina. Neste período foram notificados oito munícipes, identificados por descarte irregular de entulho em vias públicas.

Serviços

De acordo com a Lei Municipal n° 9.656/2020, cada cidadão é responsável pela destinação final do entulho que produz, a partir de serviço particular autorizado, sendo proibido “o lançamento in natura de resíduos sólidos ou rejeitos em quaisquer corpos hídricos ou solo, a céu aberto”.

No entanto, a Prefeitura de Belém oferece diariamente à população de Icoaraci o serviço gratuito de coleta de entulho, que pode ser previamente agendado na Divisão de Operações da Adic, na rua Quinze de Agosto, n° 901.

As denúncias sobre descarte irregular de entulho ou lixo domiciliar em local indevido podem ser feitos ao Grupo Interinstitucional de Combate a Crimes Ambientais em Icoaraci, por meio do WhatsApp (91) 985198822 e ainda pelos números 190, da Polícia Militar, e 153, da Guarda Municipal de Belém.

Texto produzido pelo estagiário de jornalismo, Afonso Henrique, com supervisão de Felipe Neves. 

Texto:

Felipe Neves

Veja também