Estudantes da Escola Municipal de Educação de Campo (EMEC) São José, na Ilha Grande, Belém, receberam na manhã desta sexta-feira, 15, as ações do programa Guarda Amigo da Escola, promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal de Belém.
A escola fica localizada às margens do rio Bijogó e cerca de 100 estudantes participaram da ação desenvolvida pela GMB. Segundo o Inspetor José Iranildo, coordenador do Canil, o trabalho da GMB de combate à violência vai além das operações e rondas.
“Somos uma entidade cidadã, que visa sempre contribuir com a prevenção da violência e criminalidade. Esse programa nas escolas aproxima a criança e a comunidade escolar da Guarda Municipal que passa a conhecer o nosso trabalho e a nos ver como amigos”, informou.
Valores, cidadania e defesa pessoal
O inspetor explicou que as atividades são previamente montadas, de acordo com a realidade de cada escola visitada. Para as crianças e adolescentes da escola ribeirinha, o evento foi programado com o Grupamento de Ações Táticas com Cães, com atividades divididas em dois momentos, sendo uma dentro de sala de aula, com conversação sobre valores, cidadania e cuidados com os cães. O segundo momento foi realizado no espaço de recreação, com a demonstração de defesa pessoal e apresentações de faro e guarda e proteção, com os cães adestrados Muralha e Brando.
“De forma descontraída falamos sobre temas importantes e, com os cães, conseguimos mostrar e conscientizar os alunos sobre a importância de cuidar bem dos animais, mostrando também, que além de serem de estimação podem também exercer papéis importantes na comunidade”, complementou o inspetor.
Comunidade escolar empolgada
A aluna e prefeitinha mirim da Ilha do Combu, Paolla Oliveira, 11 anos, gostou muito de conhecer o trabalho da Guarda Municipal. “Achei muito interessante. Aprendi que devemos sempre estar atentos e escolher boas companhias. Os cães são lindos e obedientes. Mas o que eu mais gostei foi da demonstração de Defesa Pessoal feita por uma mulher. Quero aprender” contou Paolla.
“Receber a Guarda Municipal foi muito importante para todos da escola. Os alunos amaram, foi uma experiência enriquecedora. Tenho certeza que ficou uma sementinha de inspiração para muitos”, informou diretora da EMEC São José, Eliza Cardoso.
Texto: