Além de suas atribuições operacionais com as rondas nas praças, espaços públicos e vias públicas da cidade, os guardas municipais de Belém têm feito um serviço constante nos eventos esportivos, religiosos, gastronômicos e culturais que acontecem no município e distritos. Estratégias de ações preventivas e ostensivas realizadas pela Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal (GMB).
Neste final de semana, houve intensificação da atuação da GMB na capital e nos distritos. Segundo inspetor-geral em exercício, Sindeval Bittencourt, a GMB “o trabalho da Guarda é proteger o patrimônio, o cidadão ou fazer o ordenamento público e isso tem apresentado êxito para a corporação. É uma forma de reforçarmos cada vez mais o nosso papel na sociedade belenense”, disse o inspetor Bittencourt. “A presença da GMB nos eventos inibe e previne ações negativas e delitos, promovendo um ambiente de segurança para todos”, completou.
No sábado, 26, o grupamento Operacional da GMB deu apoio à segurança nos eventos: Gincana da Família, na UEI Catalina; no campeonato Copa Campos Judô, realizado no Ginásio da Escola Superior de Educação Física, da Universidade do Estado do Pará (UEPA); na ação social, ocorrida na Escola Municipal Palmira de Oliveira Gabriel; e na festividade de Santa Maria de Belém, na praça Frei Caetano Brandão, na Cidade Velha.
Os guardas municipais atuaram, no sábado, 26, na segurança do Festival das Ilhas de Belém, em Cotijuba, assim como no evento alusivo ao “Agosto Lilás”, desempenhado pela Coordenadoria da Mulher-Combel, na E.M.E.F Prof. Ruy da Silveira Brito, no bairro do Marco, que contou com a apresentação da Banda de Música da Guarda e com a aula de defesa pessoal feminina realizada pelo grupamento de Ações Táticas com Cães- ATAC.
Ainda no sábado, os motopatrulheiros da Ronda da GMB fizeram a escolta do time do Clube do Remo e, à noite, a GMB integrou ações de fiscalização da 3.ª Vara da Infância e Juventude, nas festas no distrito de Outeiro e no bairro do Tenoné.
Já no domingo, 27, a Guarda reforçou a segurança com patrulhamento de Ronda da Capital (Rondac) em toda a Região Metropolitana de Belém. Nas primeiras horas do dia, a garantiu apoio durante o percurso da corrida de rua, no Portal da Amazônia, e também, na 8.ª Caminhada pela Fé, que saiu da Praça Pedro Teixeira, na Escadinha.
No período da tarde, 15 guardas municipais do grupamento Ronda Ostensiva Municipal (Romu) acompanharam a pé, em motocicletas e viaturas os participantes da 11º edição da Marcha das Mulheres Lésbicas e Bissexuais. O efetivo realizou segurança e bloqueio de vias em apoio à Semob, durante o trajeto da avenida Visconde de Souza Franco (Doca) até a Praça do Relógio, no centro de Belém.
Em Mosqueiro, os guardas municipais da inspetoria da área, cobriram a segurança durante o show realizado na praça matriz. Outras ações, acionados pela população pelo disque-denúncia 153, assim como apoio a acidentes de trânsito, briga de torcida organizada, embarque e desembarque nos trapiches de travessia também foram realizadas pela GMB durante o final de semana.
Texto: