Segurança municipal é reforçada na área das estações do BRT
A Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal (GMB), intensificou as rondas e patrulhamento ostensivo e preventivo nos corredores expressos do BRT, com a finalidade de aprimorar a segurança dos usuários e combater delitos, como furtos e vandalismo nas estações. As ações iniciaram no dia 10 deste mês.
O serviço está sendo executado, inicialmente, com rondas móveis e bases nos corredores, nas estações e às proximidades do BRT, por viaturas e motos, nos horários das 5h às 8h e, das 17h às 20h, considerados pelo planejamento com maior movimento.
Segundo o inspetor da Divisão de Operações, Élcio Vale, neste primeiro momento, o planejamento visa, por dia, o patrulhamento do BRT com quatro viaturas e seis motos, totalizando 18 agentes dos grupamentos de Ações Táticas (GAT), Táticas com Cães (Atac) e bases distritais, nos horários estabelecidos.
“Dividimos o itinerário das rondas com duas guarnições do GAT, mais as motos das bases distritais, fazendo o patrulhamento da Estação São Brás até estação Tavares Bastos e duas equipes do grupamento Atac, mais os motospatrulheiro das bases distritais realizando o serviço da estação Tavares Bastos até a Estação Maracacuera”, detalhou o inspetor Élcio Vale.
Nesta terça-feira, 22, por volta das 7h40 da manhã, um homem que dirigia uma moto nas caneletas do BRT, foi flagrado pela equipe da GMB roubando um celular de uma mulher. Os guardas estavam em ronda quando visualizaram o roubo.
A vítima estava na faixa da estação do Parque Shopping, quando o suspeito praticou o ato. Os guardas municipais saíram em perseguição, mas no meio do caminho o suspeito abandou a moto e o celular roubados.
Texto: