A Operação Tamo Junto no Verão chegou ao fim do dia 31 de julho com balanço positivo. Durante 30 dias, os distritos de Mosqueiro, Outeiro, Icoaraci e Ilhas do Combu e Cotijuba contaram com reforço de 233 guardas municipais, dos grupamentos Operacional, Ações Táticas (GAT), Ações Táticas com Cães (Atac), Ronda da Capital (Rondac) e Ronda Ostensiva Municipal (Romu), um ônibus de monitoramento, 12 viaturas, 28 motocicletas e uma lancha. “Os resultados foram excelentes, fruto do comprometimento dos guardas municipais e da integração entre as forças”, explica o inspetor-geral da GMB, Joel Monteiro.
Paz – O comandante ressalta que a preocupação da gestão foi de promover um período de férias de lazer e paz para os veranistas. “Os resultados foram vistos nas ruas onde, estrategicamente colocamos guardas municipais, patrulhando preventivamente, mostrando a preocupação da instituição em proteger as pessoas que moram nas localidades praianas e aquelas que escolheram como destino para curtir as férias”, complementa Monteiro.
Balanço
Segundo o balanço divulgado pela Divisão de Operações da GMB, os números indicam um trabalho preventivo, educativo, social e ostensivo. Mesmo com um fluxo grande de veranistas, a GMB registrou 46 registros de ocorrências, enquanto que no mesmo período da temporada anterior foram 48 registros, uma queda de 4.16%.
Destes registros de ocorrências foram gerados 12 boletins de ocorrência, 50% a menos em relação ao verão 2022 (24 boletins de ocorrências). A GMB retirou das ruas uma arma de fogo, uma arma caseira, um simulacro e oitos facas. Recuperou um celular e um veículo roubado.
Pertubação do sossego
Os casos de auxílio ao público nas ocorrências de perturbação do sossego e poluição sonora ficaram no topo das denúncias recebidas pelo número 153, por onde a GMB recebe denúncias. Foram mais de 80 ligações no mês de julho.
Também foram constatadas ocorrências do cotidiano, como brigas por embriaguez, furto, assalto, arrastão, criança perdida, furto de fiação elétrica, poluição sonora e as mais graves, como um baleamento, violência contra mulher, tentativa de suicídio, entre outros.
Durante as ações, foram realizadas 25.324 abordagens, 10.30% a mais que ano passado (22.959), destas 23.165 foram feitas em pessoas, 225 em ônibus, 448 em carros, 122 em vans, 34 em embarcações, entre outros.
Ações integradas
Durante a temporada de verão, GMB participou também das operações integradas “Tolerância Zero”, fiscalização com a Vara da Infância e Juventude; orientação e fiscalização no Pórtico da Ilha de Mosqueiro; campanha de importunação sexual; uma ação com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente em combate ao desmatamento e o combate a linhas cortantes, que resultou em 93 carretéis apreendidos pela GMB, 200% de aumento em relação a 2022 ( 31 carretéis).
Texto: