Os 15 dias de ações de segurança do programa Tamo Junto no Verão, da Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal, aponta mais movimento de pessoas nos balneários e mostra que o trabalho preventivo, integrado de orientação e fiscalização desenvolvido nas localidades praianas reduz os crimes e aumenta a proximidade com o cidadão.
No período de 2 a 16 de julho, a Guarda Municipal realizou 303 ordens de serviço nos três distritos e nas duas ilhas, 4,12% a mais que o mesmo período de 2022. A GMB conduziu seis pessoas para a delegacia, por flagrante de delito, sendo duas em Icoaraci, uma em Belém e três em Mosqueiro.
Estatística de atuação da GMB
A estatística da corporação mostra também, que foram realizadas 1.022 abordagens em veículos, entre carros de passeio, vans, ônibus, micro-ônibus e bicicletas, um aumento de 225% em relação a 2022 (455). Também foram abordadas, em 15 dias, 10.710 pessoas no intuito de combater e prevenir atos ilícitos. As ações resultaram na retirada das ruas de uma arma de fogo, um simulacro, duas facas e 55 carretéis de linhas com cerol ou chilena, 206% a mais que o período do ano passado (18 carretéis).
Durante a primeira quinzena, a GMB participou também das operações integradas “Tolerância Zero”, fiscalização com a Vara da Infância e Juventude, combate às linhas cortantes, além de orientação e fiscalização no Pórtico da Ilha de Mosqueiro.
O balanço apontou 34 embarcações orientadas sobre velocidade de trafegabilidade e a obrigatoriedade do uso de coletes salva-vidas durante o patrulhamento nos furos da ilha do Combu, na orla de Belém e no terminal hidroviário Ruy Barta, na Cremação
Subcoordenadora das ações do verão da GMB, a inspetora Michelle Marinho destaca o aumento nos finais de semana. “A cada final de semana o número de veranistas aumenta e as nossas estratégias também mudam. Chegamos aos 15 dias do verão dentro da normalidade. E a população vai contar com esse reforço até o último dia das férias”, assegura Michele Marinho.
Perturbação – Os casos de auxílio ao público nas ocorrências de perturbação do sossego e poluição sonora estão no topo das denúncias recebidas pelo número 153, por onde a GMB recebe denúncias.
Segundo a GMB, a temporada do verão chama esse tipo de ocorrência, que é crime ambiental, e os guardas municipais tentam resolver o problema através do diálogo e com orientações.
A Prefeitura de Belém segue atuando com a Guarda Municipal até o dia 31 de julho, nas praias, orlas, bairros e outros espaços de Belém e dos distritos de Mosqueiro, Outeiro, Icoaraci e ilhas do Combu e Cotijuba, com o efetivo de 233 guardas municipais, 24 viaturas e 10 motocicletas, uma lancha e um ônibus de monitoramento.
Texto: