Segurança municipal registra movimento tranquilo nos balneários no segundo final de semana de julho

• Atualizado há 1 ano ago

As ações de reforço na segurança dos distritos de Mosqueiro, Outeiro, Icoaraci e ilhas do Combu e Cotijuba, realizadas pela Prefeitura de Belém chegam ao segundo final de semana com atuação positiva. A coordenação da Missão Verão da Guarda Municipal de Belém (GMB) constatou que, apesar do grande movimento, houve tranquilidade para os veranistas que visitaram os balneários e a comunidade local.

O coordenador da Missão Verão, o inspetor Wesley Miranda, afirmou que em comparação ao primeiro final de semana, “o segundo teve crescimento considerável de pessoas, mas dentro da normalidade, com registro de ocorrências sem grandes gravidades”. 

Segundo ele, a positividade do trabalho se deve à distribuição do efetivo, feita de forma estratégica nas localidades, além da integração com os órgãos de segurança do Governo do Estado, com atuação focada na prevenção, ostensividade e aproximação do público. “A integração das forças é de grande importância, aumenta o número de ações e melhora a produtividade dos agentes, culminando para resultados efetivos”, afirmou o inspetor Wesley.

Em Outeiro, os agentes acompanharam as ações de fiscalização da Vara da Infância e Juventude em 26 bares e duas casas de shows, resultando na condução de três adolescentes ao Conselho Tutelar. Foram apreendidos, em Mosqueiro, 26 rolos de linhas enceradas, produto proibido por lei.

Ainda durante o final de semana, foram feitas nos distritos e ilhas, 4.977 abordagens de 109 motos, 116 carros, 27 vans, 56 ônibus, 16 micro-ônibus, dois caminhões, 20 bicicletas e de 4.631 transeuntes. Além disso, as equipes da GMB atuaram em ocorrências de auxílio ao público, com denúncias feitas pelo 153 e 190, referentes à poluição sonora em residências e som automotivo.

A lancha da instituição também atuou no patrulhamento preventivo nos furos da ilha do Combu, na orla de Belém e no terminal hidroviário Ruy Barata, na Cremação. Duas motos aquáticas e cinco embarcações foram orientadas quanto à velocidade de trafegabilidade e a obrigatoriedade do uso de coletes salva-vidas.

Na ilha de Cotijuba, os guardas municipais fizeram rondas e orientação no trapiche e na praia do Vai Quem Quer. As praças da República, Batista Campos, Ver-o-Rio, Ver-o-Peso e Portal da Amazônia também receberam reforço da Guarda Municipal.

Estrutura

Cerca de 233 guardas municipais, 24 viaturas e 10 motocicletas, uma lancha e um ônibus de monitoramento atuam no reforço da segurança neste veraneio, iniciado no dia 1.º deste mês e que segue até o próximo dia 31 nas praias, orlas, bairros e outros espaços de Belém e dos distritos de Mosqueiro, Outeiro, Icoaraci e ilhas do Combu e Cotijuba.

O efetivo empregado pela Guarda Municipal é formado pelos guardas da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), atuando em Mosqueiro com a participação da inspetoria da ilha; pelos do grupamento de Ações Táticas com Cães (Atac), com atuação em Outeiro; pelos patrulheiros da Ronda da Capital (Rondac), em Icoaraci e ilha de Cotijuba, contando com o apoio do operacional do distrito; pela Inspetoria Especial de Ações Tática (IEAT), na ilha do Combu; e Grupamento de Ações Táticas (Gat), em Belém, com rondas nos pontos turísticos da capital.   

Texto:

Thais Veiga

Veja também