No final da tarde desta quarta-feira, 14, foi realizado, no auditório do Hospital de Aeronáutica, o encerramento da 1° Capacitação Para Aplicabilidade para a Lei Maria da Penha na Segurança Pública, com o tema “Quando a Violência Termina, a Vida Começa”.
A ação promovida pela Prefeitura de Belém, por meio do Núcleo de Atenção à Guarda Feminina (NAGF), da Guarda Municipal de Belém, iniciou-se na segunda-feira, 12, com o objetivo de capacitar 35 guardas municipais de Belém, para que possam atuar na prevenção e no enfrentamento à violência doméstica.
Atuação conjunta – Ao fazer o uso da palavra, durante o encerramento, a coordenadora do Núcleo de Atenção à Guarda Feminina, Inspetora Maria José Patrício, ressaltou que o curso, além de capacitar, veio mostrar aos participantes a importância da atuação conjunta entre as forças de segurança, garantindo mais eficiência no serviço de combate e prevenção à violência contra à mulher.
“Colocamos no curso profissionais de psicologia, jurídico, historiadores e da área da segurança, para mostrar que o elo entre as forças de segurança e os órgãos competentes é necessário para o enfrentamento desse tipo de violência, que afeta milhares de mulheres todos os dias”, ressaltou a inspetora.
Capacitação – Durante três dias, totalizando 20 horas, os guardas municipais participaram de palestras temáticas voltadas para os conhecimentos dos direitos humanos das mulheres; especialidades da violência doméstica e familiar; os tipos de violência; a história da mulher e também sobre a rede de atendimento à violência doméstica e familiar.
A guarda municipal Daniele Cárdias, 24 anos de serviços prestados à sociedade, avaliou o curso de forma positiva, uma vez que trouxe novos conhecimentos sobre o assunto.
Mais conhecimento – “O curso foi excelente e possibilitou novos conhecimentos sobre a temática de violência doméstica e novas formas de proceder durante uma ocorrência dessa natureza. Queremos a parte dois do curso”, disse a guarda municipal.
Texto: