A convite do Banco Central, a Guarda Municipal de Belém realizou palestras sobre o tema: “Proteção, uso diferenciado da força,” voltado para os vigilantes que fazem a segurança da instituição federal. O evento realizado no auditório da autarquia, no bairro da Campina, iniciou na terça-feira, 5, e finalizou na manhã, desta quarta-feira, 6.
Cerca de 30 servidores do setor de segurança assistiram as explicações educativas e interativas com orientações a serem adotadas, antes, durante e após ocorrências com ações de controle de distúrbios e manifestações de caráter popular.
Situações de conflito
As palestras foram ministradas pelos GM’s e instrutores Evanil Paraguassu Pinheiro e Fabiano Calandrini da Silva. Foram debatidas situações reais de conflito, demonstrada a necessidade de utilização de material adequado e bem mantido e também a importância de se ter consciência situacional nas ocasiões de conflito, de modo que o agente possa tomar sempre a decisão mais segura.
A Vigilante Diane Alves, com sete anos de serviços prestados ao Banco Central, disse que as palestras oferecidas nos dois dias teve uma grande importância para o dia a dia do trabalho. “Adquiri novos conhecimentos e aperfeiçoamento. Sinto-me com mais segurança para lidar com o público e assegurar o prédio que tiro serviço”.
A parceria existente entre o Banco Central e a GMB consiste no intercâmbio de conhecimento e na execução conjunta de atividades voltadas para a melhoria da segurança pública em Belém.
Texto: