A Guarda Municipal de Belém (GMB) intensificou as ações de segurança nas principais praças da capital neste domingo, 6. A Operação Praça Segura contou com o trabalho de 30 agentes, que percorreram vários espaços da capital durante todo o dia. Foram abordadas 36 pessoas suspeitas.
Seis praças foram fiscalizadas com o objetivo de prevenir e coibir roubos, furtos, uso e tráfico de drogas. A praça Waldemar Henrique, no centro da cidade, foi a primeira a ser ocupada pelos agentes de segurança. Em seguida, a equipe, que contou ainda com o reforço de agentes da Polícia Militar, percorreu o Complexo do Ver-o-Peso e as praças do Relógio, Dom Mario Vilas Boas, do Carmo e da República.
Ben Hamid Alhadef, subinspetor do Grupamento Tático com Cães e responsável pela operação, informou que o comando da Guarda Municipal está atento aos pedidos de segurança da população. “Estamos rotineiramente fazendo rondas, abordagens e patrulhamento preventivo e ostensivo para resgatar a segurança e garantir a ocupação com tranquilidade desses espaços”, destacou Hamid sobre a Operação Praça Segura.
Elvira Lopes, frequentadora da praça da República, ficou satisfeita com a ação. “Fico feliz em ver o trabalho da segurança, que nos passa tranquilidade”, disse.
Bairros do distrito de Icoaraci também receberam ações da GMB, assim como Tapanã, Benguí, Guamá e Terra Firme. Diversos objetos usados para o consumo de entorpecentes, como cachimbos e isqueiros, além de uma arma branca, foram apreendidos pelos guardas.
A Operação Praça Segura ocorre sempre nos fins de semana, desde maio do ano passado.
Por Thais Veiga