Vinte e sete agentes da segurança municipal concluíram sexta-feira, 15/03, o curso intensivo de capacitação e atualização profissional. A atividade teve o objetivo de capacitar, atualizar e aprimorar os agentes da Guarda Municipal de Belém (GMB), munindo-os de conhecimento técnico e prático para atuarem no serviço operacional do dia a dia, na capital paraense.
Dentre as disciplinas desenvolvidas estiveram Direitos Humanos e Cidadania, Ética, Relação Interpessoal, Defesa Pessoal, atribuição da Guarda Municipal, Táticas Defensivas, manuseio de armas de condução elétrica não letal, dentre outras.
“O guarda bem capacitado, atualizado e com técnicas bem adotadas, consegue um bom desempenho durante uma ocorrência”, explicou o instrutor e guarda municipal, Mitchel Cristtoph Saraiva, do Grupamento de Ações Táticas (GAT).
O instrutor disse que o trabalho do agente de segurança tem uma peculiaridade diferenciada e que requer o cuidado e decisão bem pensada, pois lida diretamente com pessoas e por isso se deve observar antes de agir. “O importante é ser eficiente e ter controle da situação”, finalizou Mitchel.
Atualização – Rômulo Martins, que atua há oito anos na instituição disse que a capacitação e, principalmente, a atualização e as novas técnicas são essenciais para o serviço. “Necessitamos manter a atualização das normas de conduta e das leis. O mais importante é aprender as novas técnicas de abordagens para que possamos estar aptos a gerenciar qualquer tipo de ocorrência, sempre zelando a vida dos outros”, opinou o guarda.
O Inspetor Geral da GMB, Almir Ferreira, disse que o guarda precisa se atualizar constantemente e que o curso só reforça a eficiência dos agentes da GMB. “Nossos guardas são capacitados e prontos para garantir qualquer situação de pronta resposta e o treinamento é para expandir o conhecimento e prepará-los para um desenvolvimento mais eficiente”, destacou.
O curso teve a duração de uma semana e foi realizado na sede do comando da GMB, no bairro do Telégrafo, com carga horária de 40 horas.
Matéria originalmente publicada na Agência Belém.
Texto: Thaís Veiga
Fotos: Marcus Vinícius