Guarda Municipal e SEMOB atuam na escolta de time e no trânsito no entorno do Mangueirão
A Guarda Municipal de Belém (GMB), em uma operação integrada com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SEMOB) e coordenada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), realizou a escolta do clube Botafogo para o jogo contra o Flamengo pela Supercopa Rei, neste domingo (2), no Estádio Olímpico do Pará – Jornalista Edgar Proença, o Mangueirão.
Além da segurança da equipe, a operação contou com o apoio da SEMOB, que atuou para a fluidez e condução do trânsito, minimizando os impactos viários nos arredores do estádio, facilitando o acesso dos torcedores ao final da Supercopa Rei.
Segurança
A Guarda Municipal de Belém (GMB) fez a escolta e segurança do Botafogo durante a estadia do clube carioca na capital paraense.
A operação contou com a atuação da Ronda da Capital (RONDAC), desde a chegada do time na sexta-feira (31), passando pelos treinos e culminando na escolta de ida e volta ao Estádio Olímpico do Pará.
Além da RONDAC, os Grupamentos de Ações Táticas (GAT) e Ações Táticas com Cães (ATAC) também estavam presentes na segurança no Mangueirão.
Com um efetivo de 35 agentes, a operação envolveu o uso de 5 viaturas e 15 motos, promovendo o deslocamento seguro da delegação alvinegra.
Desde as 13h, a equipe esteve posicionada no Hotel Radisson, realizando patrulhamento preventivo em pontos estratégicos, como as estações do BRT e áreas de acesso aos portões do estádio.
O Botafogo saiu do hotel às 14h10 e chegou ao Mangueirão às 14h26, sem incidentes no percurso.
“O traslado do Botafogo está sendo feito pelo grupamento tático desde a chegada do clube a Belém. Hoje, realizamos a escolta do time até o Mangueirão. A RONDAC é especializada em motopatrulhamento e escolta de autoridades e delegações esportivas. Estamos capacitados para realizar qualquer tipo de escolta sem causar transtornos à população de Belém”, destacou Eldiney Ferreira, chefe da operação.
Trânsito
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB) atuou na condução do trânsito a fluidez.
A operação iniciou às 13h, com agentes distribuídos em 7 pontos estratégicos ao longo das avenidas Centenário, Transmangueirão e Augusto Montenegro. O trabalho incluiu a orientação de motoristas e pedestres, além da coordenação de bloqueios temporários e desvios para manter a circulação organizada.
“Montamos um esquema com sete viaturas e mais de 15 agentes distribuídos em pontos críticos, definidos a partir de uma análise técnica. O efetivo foi adequado para que tudo ocorresse bem, em uma operação bem-sucedida, beneficiando principalmente os condutores”, destacou Rogério Brasil, coordenador de operações de trânsito da SEMOB.
Além da gestão do tráfego, os agentes da SEMOB fiscalizaram nfrações, como estacionamento irregular e transporte clandestino de passageiros.
Para atender à alta demanda de torcedores que utilizaram transporte público, a superintendência reforçou a frota de ônibus em parceria com as empresas que operam na avenida Augusto Montenegro.
“Nosso foco foi assegurar que os torcedores chegassem e saíssem do Mangueirão com segurança, mantendo a ordem nas vias e facilitando o fluxo de veículos e pedestres”, completou Rogério Brasil.
Com colaboração de Alexandre Nascimento (SEMOB)
Texto e fotos:
Leticia Chagas


