Seis guardas municipais concluem curso de piloto de aeronaves remotamente pilotadas

• Atualizado há 4 semanas ago

Seis guardas municipais de Belém concluíram com êxito o “III Estágio de Piloto Militar de Aeronave Remotamente Pilotada (Drone)”, oferecido pela Força Aérea Brasileira. A qualificação, realizada na Base Aérea de Belém (BABE) iniciou no dia 13 de maio e foi concluída na manhã desta sexta-feira, 17. Abrangeu uma ampla gama de disciplinas, desde teoria de voo e segurança até regulamentos e prática de voo noturno, e ainda fundamentos de imagens térmicas, considerações meteorológicas, respeitando a legislação vigente no Brasil. Contou com aulas práticas e teóricas, ministradas por instrutores da Força Nacional.

Participaram da capacitação os guardas municipais Wellington Luís Mesquita, Rômulo Martins, José Silva Junior, Cristian de Oliveira, e os Inspetores Eduardo Rendeiro e Leynilson Medeiros.

Para o guarda municipal Rômulo Martins, que atualmente atua no Núcleo Setorial de Comunicação da GMB, o curso foi muito importante, uma vez que possibilitou aos participantes conhecerem todas as normas e técnicas para a operação de veículos aéreos não tripulados. “O curso trouxe uma grande qualificação para o manuseio correto da aeronave não tripulada, atendendo às legislações previstas. Foi possível treinar várias situações tanto de dia quanto de noite”, destacou o guarda.

Ao final do estágio, os guardas municipais saíram habilitados para operar eficazmente aeronaves remotamente pilotadas, conhecidas como drones.

Texto: Thais Veiga