A Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal (GMB), atua em esquema de segurança em parceria com o Governo do Estado, para fortalecer o esquema montado para a programação de reinauguração do Estádio Edgar Proença, o Mangueirão. O evento, que acontece neste domingo, 9, inicia com o clássico Remo e Paysandu (RE x PA) e segue com apresentação musical de artistas da terra.
Segundo o coordenador do Grupamento de Ações Táticas e responsável pela tropa de serviço, inspetor Eder Melo, 52 guardas municipais participarão do esquema de segurança na área do estádio e bairros vizinhos, assim como em pontos de grande movimento das torcidas na capital paraense.
Além dos agentes do grupamento Operacional das bases do bairro da área e adjacências, os grupamentos de Ações Táticas (GAT), Ações Táticas com Cães (Atac), Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e Ronda da Capital (Rondac), também farão parte do esquema de segurança, sob a responsabilidade da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Pará (Segup).
Programação – Começa a partir das 17h, com a disputa do clássico RE x PA, pelo Parazão, e segue com shows populares com artistas e aparelhagens da terra.
“Todas as modalidades de segurança serão empregadas para prestar o melhor serviço à população, garantindo a integridade física de todos”, disse Éder.
Mas, segundo ele, as ações de patrulhamento preventivo da GMB começam às 13h, com as rondas, por meio das motos dos guardas Operacionais e do Romu, em toda extensão do BRT, que vai da estação São Brás até a Estação Satélite.
Além da segurança no BRT, os guardas municipais do GAT e Atac vão atuar dando apoio aos fiscais da Organização Pública no combate ao comércio ambulante irregular e para conter delitos.
O Centro de Controle Operacional do Estádio também vai contar com a Guarda Municipal e os motopatrulheiros do Rondac farão parte da escolta do time do Remo.
Texto: