A programação do Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações religiosa do Pará, terá a segurança reforçada, por meio da Guarda Municipal de Belém, a partir desta terça-feira, 3, durante a abertura oficial das festividades em homenagem a Nossa senhora de Nazaré, que será realizada, às 18h, na Praça Santuário.
Para garantir a segurança e tranquilidade dos católicos e turistas, que vão participar da quadra nazarena, a GMB vai empenhar mais de 1.400 guardas. A reunião para definir os ajustes finais do planejamento foi realizado durante a manhã desta terça-feira, 3, na sede da corporação, com a participação do comando, inspetores e coordenadores.
Tudo pronto
“O nosso planejamento está pronto desde a semana passada, seguindo o que foi discutido com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), e hoje estamos repassando para as chefias das bases e grupamentos da GMB, a fim de garantir a total segurança durante os eventos”, explicou o inspetor-geral da Guarda Municipal de Belém, Joel Monteiro.
O inspetor-geral explica também que todo o efetivo da corporação, incluindo os guardas do quadro administrativo, será utilizado. “A programação é extensa, com vários dias e muitas procissões, e para isso vamos precisar colocar todo o efetivo nos locais de grande concentração de público, antes, durante e depois de cada evento oficial. Inclusive o nosso ônibus, dotada com câmeras de videomonitoramento, será utilizado como base móvel de apoio às equipes de segurança”, detalhou Joel Monteiro.
Patrulhamento nas procissões
A Guarda Municipal vai atuar por meio de patrulhamento a pé, viaturas e motocicletas, distribuídos de forma estratégica ao longo do trajeto das procissões, nos bloqueis de vias que dão acesso às Praça Santuário, de Nazaré e da Sé, durante o percurso do traslado dos carros, traslado rodoviário, no trapiche de Icoaraci, na escadinha durante a chegada do Romaria Fluvial, Motorromaria, Trasladação, Círio de Nazaré, Ciclo Romaria, Romaria da Juventude, Romaria das Crianças, Romaria dos Corredores, Romaria da acessibilidade, Procissão da Festa, Recirio e durante os 15 dias do Círio Musical.
Texto: Thais Veiga