QUALIFICAÇÃO

• Atualizado há 1 ano ago

Prefeitura de Belém dispõe de guardas municipais qualificados na área do meio ambiente

Guardas municipais da Prefeitura de Belém concluíram na manhã desta quarta-feira, 14, o II Curso de Operações Ambientais (II Copam) do Pará, promovido pela Polícia Militar do Estado do Pará. Com a qualificação, espera-se a multiplicação de profissionais especializados à área do meio ambiente, sobretudo, no momento que Belém é indicada para receber a COP-30, evento mundial da Unesco, para tratar sobre questões climáticas no ano de 2025.

Os guardas Josiel Tavares Xavier, lotado no grupamento Ronda Ostensiva Municipal; e Anderson Silva e Richelle Carrera Silva, ambos do grupamento de Ações Táticas (GAT), fizeram parte da solenidade de conclusão do curso, realizada no auditório do Comando Geral da PMPA, no bairro Parque Guajará, em Ananindeua.

Para o guarda municipal Josiel Soares, o segundo melhor aluno do curso, novos conhecimentos são sempre bem-vindos. “O curso nos mostrou a necessidade que temos em avançar sobre a questão do meio ambiente, principalmente agora, com a confirmação de Belém sediar a COP-30, onde os ‘olhos do mundo’ se voltarão para a cidade. Certamente, precisamos estar preparados, como agentes públicos e aptos para atuar nessa frente das causas climáticas e ambientais”.

Carga horária – O curso teve a duração de 45 dias, período que foram ministrada 24 disciplinas, totalizando 452 horas/aula, para habilitar e especializar guardas municipais e outros agentes de segurança, no sentido de atuarem em operações de preservação e controle ambiental, de acordo com as legislações vigentes. Durante o curso os alunos fizeram um intercâmbio de estudo técnico, na Polícia do Mato Grosso em Cuiabá.

Presente à cerimônia de formatura, o inspetor-geral da GMB, Joel Monteiro, disse estar honrado fazer parte de mais uma conquistas dos guardas e destacou a importância da parceria com a Polícia Militar, em sinal de agradecimento pela oferta de vagas oferecidas à GMB para a qualificação de seus servidores.

“Investir na capacitação e qualificação têm sido uma meta da GMB, para que, cada vez mais, possa oferecer serviço especializado e com qualidade à sociedade de Belém. E, o curso de Operações Ambientais vem para somar e mostrar que a nossa instituição precisa de agentes capacitados na área ambiental”, ressaltou. 

Texto:Thais Veiga

Veja também