PREVENÇÃO E PROTEÇÃO

• Atualizado há 2 anos ago

Guardas Municipais são capacitados para atuar em segurança preventiva na rede de educação pública e privada

Depois de três semanas de aula, chega ao fim o primeiro Curso de Atividades Sociopedagógicas Preventivas na Comunidade Escolar e Entorno promovido pela Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Divisão de Ensino da Guarda Municipal de Belém (GMB).

A capacitação ocorreu entre os dias 5 e 25 de outubro com o objetivo de preparar os guardas municipais para desenvolverem atividades de segurança preventiva primária junto à rede de ensino e à comunidade da cidade.

Ação integrada

O curso também focou no aprimoramento e multiplicação das técnicas de mediação de conflito no que se refere à resistência às drogas e abuso sexual. É um esforço integrado da GMB, escola e família com o objetivo de preparar crianças e adolescentes para fazerem escolhas seguras e responsáveis. Entre estas escolhas, estabelecer relações fundamentadas na confiança e na humanização entre as crianças e adolescentes junto aos guardas municipais.

De acordo com a Inspetora e coordenadora do Projeto Social Anjos da Guarda, Lia Silva Borges Moraes, pedagoga que atuou como professora do curso, a capacitação teve uma carga-horária de 60 horas/aula e incluiu disciplinas teóricas e práticas, onde os guardas municipais realizaram visitas a várias escolas da rede municipal de ensino.

Outra atividade importante do curso foi a criação de dinâmicas lúdicas abordando os temas de prevenção ao uso de drogas, violência e abuso sexual infanto-juvenil.

“Abordamos temas de oratória, planejamento e elaboração de palestras socioeducativas com o foco na segurança pessoal e coletiva, prevenção ao uso e abuso de drogas, preservação ambiental, o Estatuto da Criança e Adolescente, entre outros assuntos”,  explica a inspetora.

Anjos da Guarda

O encerramento do curso ocorreu na manhã desta quarta-feira, 26, na Biblioteca da Escola Municipal Amigos Solidários, ao lado da sede do Projeto Social Anjos da Guarda, no Tapanã. A cerimônia foi marcada por depoimentos de experiências e apresentações das dinâmicas criadas pelos participantes do curso e a entrega dos certificados. Ao todo, nove guardas municipais que fazem parte do Projeto Social Anjos da Guarda concluíram a capacitação.

“Na minha infância e adolescência passei por experiência de tentativa de abuso sexual, e só consegui evitar porque a minha mãe, apesar de ter que sair para trabalhar e me deixar na casa dos vizinhos, sempre me orientou como pode, portanto, a Guarda Municipal está de parabéns por engajar nessa causa importante e que precisa ser debatido, cada vez mais, dentro de sala de aula”, avaliou a professora France Souza, que representou a direção da Escola Municipal de Ensino Infantil Amigos Solidários.

Prevenção e Proteção

Um dos concluintes do curso, o inspetor Luiz Lima, que atua há 25 anos na segurança do município, explica que a rede de proteção e a prevenção é o começo de tudo e que para isso os agentes precisam estar capacitados para compreender, aplicar e fornecer as estratégias adequadas para que as crianças, adolescentes e jovens se tornem bons cidadãos:

“Esse curso foi muito proveitoso para todos: aprendemos a criar técnicas pedagógicas para ser desenvolvidas de acordo com a faixa etária de cada criança e adolescente. Precisamos agora aplicar de forma segura para que esse público confie no nosso trabalho e venha a resistir à oferta de drogas e ao apelo da violência e abuso sexual”, ressaltou o inspetor.

Guarda Amigo da Escola

A Guarda Municipal é uma instituição cidadã e tem o papel de cuidar da segurança e manter a ordem pública. Está, portanto, inserida na comunidade escolar com serviços diários, com as rondas escolares e o programa Guarda Amigos da Escola.

O programa tem como objetivo mostrar às crianças e adolescentes as atividades de segurança desenvolvidas pelo canil da corporação, como a banda de música. Leva ainda maior segurança e informações nesta etapa de formação do indivíduo, por meio de conversa e de forma lúdica. E leva ainda ações educativas e de combate ao uso de drogas, bullying, proteção e preservação do patrimônio público, além do estreitamento da corporação com a comunidade escolar.

Serviço: O Projeto Guarda Amigo da Escola está disponível a todas as escolas municipais, estaduais e particulares e pode ser solicitado por meio de ofício, encaminhando para o email: gmb@gbel.pmb.pa.gov.br

Texto:

Thais Veiga

Veja também