Um esquema especial de segurança, desenvolvido de forma intregada com o envolvimento dos órgãos dos governos municipal, estadual e federal, está sendo posto em prática durante a realização dos eventos Fórum das Cidades Amazônica, Diálogos da Amazônia e Cúpula da Amazônia, que inicia nesta quinta-feira, 3, e encerra no domingo, 9 de agosto, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia.
A Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal (GMB), vai atuar com guardas municipais distribuídos, estrategicamente, em vários pontos da cidade e por toda a área do espaço de realização dos três eventos. Na manhã desta quarta-feira, guardas municipais participaram do evento teste, que envolveu a segurança das três esferas de governo.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, ressalta a importância da participação da GMB em eventos importantes para a sociedade e a necessidade de tralhar de forma integrada com órgãos de segurança dos governos do Estado e Federal. “A Guarda Municipal cumpre não apenas a função de guarda patrimonial, mas faz parte do sistema nacional de segurança. É uma força de segurança, uma instituição do estado brasileiro, da esfera municipal, que cumpre a função de garantia da paz social”.
O inspetor-geral da Guarda Municipal de Belém, Joel Monteiro, informa que houve todo um cuidado para ser montado para garantir a segurança dos participantes. “A atuação da Guarda visa ações preventivas e ostensivas, alinhada ao plano de segurança das diretrizes operacionais da Segup (Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social). Atuamos de forma integrada para proporcionar tranquilidade a todos”, enfatiza o titular da GMB.
Ao longo dos dias de realização dos eventos, que começa com Fórum das Cidades Amazônicas, nestas queinta-feira, 3, e sexta-feira, 4, para debater sobre a Amazônia e sua dimensão urbana, a instituição vai empregar por dia, cerca de 94 guardas municipais do grupamento Operacional das bases distritais, Ações Táticas, Ações Táticas com Cães, Ronda Ostensiva Municipal e Ronda da Capital além de 12 motos e 15 viaturas, totalizando 658 agentes.
Além da segurança direta de homens da Guarda Municipal com pontos fixos no Hangar, a instituição fará rondas com viaturas na área e montará bases nas escolas municipais Josino Viana, Alzira Pernambuco e Maria Luiza e escola estadual Paulino de Brito, além de atuar na Aldeia Amazônica e Parque dos Igarapés, locais que servirão de hospedagem para participantes de movimentos sociais.
Quanto os motopatrulheiros do grupamento Ronda da Capital da GMB, os guardas municipais junto a outros agentes de segurança vão atuar no serviço de escolta das autoridades nacionais e internacionais que participarão dos eventos.
O planejamento de segurança, a Prefeitura de Belém também vai concentrar esforços no centro histórico de Belém. Os eventos culturais Bienal da Amazônia, Circular Campina e Amazônia Mapping, que vão acontecer na Cidade Velha, nos dias 3, 5 e 6 de agosto, contarão com o apoio da Guarda Municipal, que também estará presente no Centro Integrado de Comando e Controle.
Texto: