A Prefitura de Belém, por meio da Guarda Municipal de Belém (GMB), atuará de forma integrada a outras forças de segurança para garantir tranquilidade aos estudantes que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, marcado para este domingo, 3, e no dia 10 deste mês.
No primeiro dia de prova, a GMB vai escalar 105 guardas municipais dos grupamentos Operacional e Táticos, distribuídos em 20 locais onde o exame será realizado, entre escolas municipais, estaduais e particulares, cada uma delas recebendo dois agentes que permanecerão de prontidão durante todo o horário de realização do certame.
Além de pontos fixos, a instituição de segurança do Município de Belém realizará patrulhamento preventivo e ostensivo, fazendo uso de motos e viaturas no entorno das escolas e em locais de grande circulação, para prevenir e conter quaisquer incidentes.
O inspetor-geral da GMB, Joel Monteiro, ressaltou que a instituição está pronta para agir contra qualquer situação, seguindo o plano de ações coordenado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). “Toda a estrutura de segurança de Belém está pronta. Os guardas municipais estão preparados para lidar com qualquer tipo de situação que, eventualmente, for registrado”, ressalta.
Segundo ele, a distribuição do efetivo nos locais de provas, a segurança no entorno desses locais, o policiamento, a segurança dos estudantes no trajeto, tudo foi planejado para que o certame seja realizado com o máximo de tranquilidade. “A partir das 7h de domingo, 3, o nosso efetivo estará atuando e deve permanecer até o final do certame”, informa.
Serviço
Quem perceber qualquer ato suspeito durante a realização da prova do Enem, em Belém, pode fazer denúncia pelo Disque-Denúncia (153) e assim que for registrado pela central de atendimento, serviço gratuito, uma viatura da GMB é encaminhada imediatamente ao local.
Texto: Thais Veiga
Fotos: GM Rômulo
