O plano de reforço à segurança preventiva e ostensiva do Tamo Junto no Verão, da Prefeitura Municipal, por meio da Guarda Municipal de Belém (GMB), foi lançado na manhã desta segunda-feira, 3, na orla de Icoaraci, com o objetivo de atender toda a população belenense. As ações estão voltadas para cobrir, ao longo destas férias escolares, todos os bairros de Belém, assim como os três distritos e regiões das ilhas.
Além do efetivo já empregado diariamente nessas localidades, mais 233 guardas municipais, dos grupamentos Operacional, Ações Táticas (GAT), Ações Táticas com Cães (Atac), Ronda da Capital (Rondac) e Ronda Ostensiva Municipal (Romu), um ônibus de monitoramento, 12 viaturas, 28 motocicletas e uma lancha reforçam, a partir de hoje, as atividades de patrulhamento e proteção à população.
“Tradicionalmente, nesse período das férias escolares, essas localidades praianas de Belém recebem um aumento no fluxo de pessoas. Por esse motivo, é necessário um planejamento e deslocamento de agentes para reforçar a segurança, na perspectiva de garantir tranquilidade ao cidadão, para que ele possa curtir seu lazer sem grandes preocupações”, disse o inspetor-geral da GMB, Joel Monteiro.
Segundo ele, embora o lançamento das ações tenha ocorrido hoje, a Guarda Municipal já atuou no primeiro final de semana de julho no distrito de Mosqueiro, e trapiche de Icoaraci, junto à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).
“Guardas de Belém estiveram no primeiro final de semana na ilha de Mosqueiro, nas praias e no Pórtico de entrada da ilha, além de atuarem no período de embarque e desembarque dos barcos no trapiche de Icoaraci. Todo o nosso planejamento foi montado em parceria com a Segup. Esta união faz toda a diferença, por ser garantia de mais segurança em Belém”, diz o inspetor.
Focos das ações da GMB
Mosqueiro contará com o emprego de 95 guardas municipais, seis viaturas, 14 motocicletas e um ônibus de monitoramento, que vai fiscalizar em tempo real, por meio de câmeras, alguns pontos da ilha. O veículo está instalado no caramanchão da praia do Farol e reúne agentes de segurança do município e do estado.
Já o distrito de Icoaraci vai contar com 32 guardas municipais, uma viatura e dez motocicletas. Os agentes vão atuar no trapiche e em toda a extensão da orla e na praia do Cruzeiro.
Em Outeiro, a segurança é reforçada com rondas nos bairros e nas praias, com o emprego de 37 guardas e duas viaturas. Para a ilha de Cotijuba estão organizadas rondas diárias, do trapiche até a praia do Vai Quem Quer, com o efetivo fazendo uso de seis motocicletas.
Para oferecer mais segurança à população que trafega pelo rio Guamá, a GMB já disponibilizou a lancha da instituição, para que no período de sexta-feira a domingo sejam realizadas rondas em toda a extensão do rio.
Os guardas municipais vão atuar nas praias, trapiches de travessia, logradouros públicos e pórticos. Ao longo de todo este período de julho, a população vai presenciar ações de revistas pessoais e em veículos, rondas a pé e por viaturas de duas e quatro rodas, além de realização de serviços com o auxílio de cães.
A Guarda planejou, ainda, fiscalização para coibir poluição sonora, importunação sexual e o uso de linhas enceradas e chilenas.
Paralelo ao planejamento de segurança das férias escolares, em Belém a GMB continua com o efetivo ordinário, realizado com rondas contínuas nos bairros, por meio dos guardas municipais das bases distritais.
Para que a população contribua com a atuação da Guarda de Belém, continua disponível o serviço de atendimento gratuito para denúncias: o número 153, que funciona 24h.
Texto: