Para capacitar, aprimorar, nivelar e aperfeiçoar os procedimentos e técnicas de moto pilotagem e direção defensiva durante o atendimento das demandas de urgência no trânsito, 15 socorristas condutores das “motolâncias” do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) participam do Curso de Pilotagem Defensiva para Motociclistas Socorristas, promovido pela Guarda Municipal de Belém.
O curso iniciou na manhã desta segunda-feira, 6, e é realizado pelo Grupamento Ronda da Capital (Rondac). Na aula de abertura, o inspetor geral da GMB, Joel Monteiro, e o coordenador do Samu, José Guataçara, destacaram a parceria entre as instituições.
“Essa é a segunda qualificação, de muitas que virão, que a GMB oferece para o Samu em menos de uma semana e só temos que agradecer essa parceria que engrandece as duas instituições”, disse Guataçara.
“Aproveitem e absorvam tudo que os nossos instrutores têm de conhecimento para oferecer, e saibam que esse curso vem para que a sua pilotagem seja perfeita, sem ocasionar acidentes, cometer infrações de trânsito e principalmente preservando e respeitando a vida”, declarou Joel Monteiro.
Os condutores participantes do curso terão aulas teóricas realizadas no auditório da GMB. Enquanto as práticas serão no estacionamento do Departamento de Trânsito do estado Pará- Detran, no Mangueirão, ministradas por instrutores guardas municipais, totalizando 80h/aulas.
Instruções sobre Legislação, Equipamentos de Proteção Individual, direção defensiva, condução defensiva, pistas internas, pista com obstáculos, pista de maneabilidade e frenagem estão na programação do curso.
Segundo o instrutor e coordenador do grupamento Rondac, inspetor Eldney Silva, a capacitação oferecida pela GMB, em parceria com o Samu, visa contribuir para um serviço público de qualidade e também para a valorização do servidor.
“A busca pelo aperfeiçoamento e serviço de qualidade, com condução segura, avaliando fatores de risco, visando condições adversas à pilotagem e prevenção de acidentes no tráfego durante o deslocamento para atendimento é o que buscamos ensinar” disse Eldney.
Após o encerramento das aulas, previsto para o próximo sábado,11, os condutores que estão recebendo a capacitação vão passar por uma avaliação simulada no Distrito de Mosqueiro.
Texto: