Operação percorre bairros e previne crimes nas ruas da capital

• Atualizado há 4 anos ago

Recuperação de moto roubada, captura de foragidos, flagrante de drogas e apreensão de armas são alguns dos resultados da Operação Independência realizada pela Guarda Municipal e que percorre os bairros de Belém desde o dia 08 de novembro para reforçar a prevenção de crimes na cidade. No trabalho, os agentes municipais fazem abordagens dentro de ônibus e também de condutores de motocicletas.

“É uma ação muito importante, principalmente em locais que ocorrem muitos desses assaltos com motos e ocorrências nos ônibus”, avalia o auxiliar de tesouraria Guilherme Neto, de 26 anos e que não se incomodou com a intervenção dos guardas municipais. “Não há do que reclamar em entregar sua documentação e do seu veículo”, aprova.

Os bairros da Sacramenta, Barreiro e Pedreira foram os primeiros a receber a operação, devido ao maior número de registros de ocorrências nessas áreas. Nesse primeiro momento, a Guarda Municipal já percebe a recepção positiva da população. “Quando você apreende uma arma ou um foragido, já é válido. Vamos continuar”, assegura o inspetor Roberto Campos, que coordena o trabalho e acrescentar que a operação vai continuar em outras áreas da capital.

Quem trabalha com transporte público conta que se sente mais seguro com a presença dos guardas. O mototaxista Edson Gomes, de 42 anos, é um dos satisfeitos porque entende que a categoria dele é uma das mais vulneráveis. “É sempre necessário, tranquiliza quem trabalha nesse vai e vem”, explica. Edson ressalta que a forma de abordagem também é importante e elogiou a ação, que segundo ele mostrou respeito dos agentes públicos com os cidadãos.

Para quem já viveu situações de perigo, o alívio é ainda maior com a operação. O motorista de ônibus, Rafael Costa, de 35 anos, conta que já passou por apuros na profissão. “Trabalho como motorista há mais de 10 anos e logo no início já presenciei um tiroteio no serviço. Nessas ações, impossibilita que um elemento porte uma arma, uma faca. Acho muito positivo”, afirmou.

Matéria originalmente publicada na Agência Belém

Veja também