Os festejos pelo aniversário de 32 anos de fundação da Guarda Municipal de Belém (GMB), data lembrada neste 27 de setembro, começaram cedo com a celebração de uma missa em Ação de Graças, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, presidida pelo padre Paulo Falcão. O ato religioso teve a presença do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, de parte da corporação e gestores do órgão.
Para o inspetor-geral da GMB, Joel Monteiro, o momento é de gratidão. “Essa é uma manhã de agradecimento a Deus pelo nosso trabalho. Hoje estamos felizes por essa corporação, que completa 32 anos de existência, e isso faz nos lembrar dos momentos grandiosos que passamos na Guarda, sempre à serviço da população e do patrimônio da nossa cidade”.
“Pra mim, ser guarda municipal é contribuir para a segurança pública da população de Belém. A todo momento, nós, agentes, tentamos crescer juntamente com a Guarda, que vem evoluindo muito em todos esses anos”, disse Tâmara Lima, guarda municipal há nove anos.
Atuando há 31, dos 32 anos de fundação da GMB, e atualmente trabalhando no grupamento Operacional, o inspetor Lima diz que ser guarda municipal é uma honra muito grande.
“Ao longo desses 31 anos eu pude acompanhar toda a evolução da Guarda, aos poucos fomos conquistando nosso espaço e hoje contribuímos com a segurança pública para trazer tranquilidade para a população”.
Segundo o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, a Guarda Municipal tem um papel muito importante não só por guardar o patrimônio, mas a vida das pessoas.
“A Guarda se transformou em uma grande instituição e agora muitas possibilidades se abrem para ela, porque programas federais irão financiar e modernizar a corporação”, destacou o prefeito.
Edmilson Rodrigues anunciou que a Guarda Municipal terá, em breve, uma nova sede. O prédio onde hoje funciona a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), deve passar por reforma para futuramente abrigar a GMB.
A missa de Ação de Graças foi a primeira atividade alusiva ao aniversário da Guarda Municipal de Belém. Nesta quinta-feira, 28, às 8h, ocorre um culto evangélico em Ação de Graças pela data na igreja Assembleia de Deus-Castanheira. Já no dia 2 de outubro, no teatro Estação Gasômetro, em São Brás, haverá uma solenidade alusiva ao aniversário da instituição.
História
A Guarda Municipal de Belém foi criada em 27 de setembro de 1991 por meio da lei 7.434/91, alterada pela Lei Municipal n° 8.769/2010, que a definiu como uma organização autônoma administrativa e financeiramente. Tendo a competência institucional da segurança urbana municipal e atribuições de proteger sua população e fazer a guarda e proteção dos parques, praças, jardins e demais logradouros públicos ou próprios municipais, bem como colaborar com órgãos competentes de segurança.
Efetivo
Atualmente, a corporação dispõe de um efetivo de 1.108 guardas, sendo 165 mulheres e 943 homens atuando no patrulhamento preventivo e ostensivo, uniformizado e armado. Operações e ações conjuntas são realizadas cotidianamente em todo município e distritos, contribuindo para a manutenção da paz social e da ordem pública.
A organização administrativa da GMB é formada pelos grupamentos Operacional, Ações Táticas- GAT, Ações Táticas com Cães (Atac), Ronda da Capital (Rondac), Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e Banda de Música.
Texto: Fabricio Lopes