O enfrentamento da poluição sonora em Belém voltou a ser discutido pelos integrantes da Câmara Técnica de Prevenção do Gabinete de Gestão Integrada (GGIm) de Belém, na manhã desta quinta-feira, 9, no miniauditório do Palácio Antônio Lemos, sede da Prefeitura de Belém.
A reunião teve por finalidade atender a manifestação do Ministério Público do Estado do Pará, que solicitou a apresentação de relatório referente às ações realizadas de combate aos ruídos na capital e traçar outras ações conjuntas para minimizar essa situação.
Relatório de ações
“Reunimos para construir o relatório das ações já realizadas pelo GGIm em 2024 e traçar novas metas de fiscalização, e assim dar uma resposta ao MPPA e à sociedade. Esse problema já deixou de ser uma questão ambiental e se tornou um problema de saúde, que prejudica crianças, principalmente as com transtorno do espectro autista, idosos e animais”, explicou o inspetor-geral da Guarda Municipal de Belém (GMB) e secretário executivo do GGI-M, Joel Monteiro.
Redução – Durante a reunião, a delegada de polícia civil e coordenadora do call center do Centro Integrado de Operações-CIOP, Danielle de Souza, compartilhou os dados, referentes ao número de denúncias do 1° quadrimestre de 2024 e salientou que houve uma diminuição em relação ao ano de 2023. “Mesmo com a redução de 10,88% em relação ao ano passado, os números de denúncias ainda são alarmantes e precisamos buscar novas medidas para diminuir esse transtorno”, esclareceu.
Também participaram da reunião, representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Guarda Municipal de Belém (GMB), Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) e Centro Integrado de Operações-CIOP. A próxima reunião está prevista para o próximo dia 15, com a presença do Ministério Público.
Dados CIOP e GMB
No primeiro quadrimestre de 2024, o Centro Integrado de Operações contabilizou 23. 925 denúncias de poluição sonora, 10,88% menos em relação ao mesmo período do ano passado, que contabilizou 26.845 ligações.
O Disque-denúncia 153 da Guarda Municipal de Belém contabilizou nos primeiros quatro meses, 201 chamadas sobre poluição sonora, 15% a menos que o mesmo período de 2023, que recebeu 236 chamadas.
Texto: Thais Veiga
Fotos: GM Rômulo