A Guarda Municipal de Belém (GMB) divulgou nesta segunda-feira, 22, o balanço das operações realizadas durante o feriado da Semana Santa nos distritos de Outeiro, Icoaraci e Mosqueiro.
As ações ocorreram entre quinta-feira, 18, com a Operação “Belém Segura”, na ilha de Mosqueiro, e seguiu nos distritos de Outeiro e Icoaraci, até o domingo de Páscoa, no dia 21. A força-tarefa teve como foco, principalmente, coibir a perturbação do sossego, evitar furtos e roubos nos bairros das ilhas, nas orlas das praias e centros comerciais, além de coibir o tráfico e consumo de drogas.
O levantamento da Divisão de Operações apontou que 638 pessoas foram abordadas, 166 veículos averiguados, feitas 12 orientações sobre o uso de som alto, registradas duas ocorrências e três pessoas foram detidas por tráfico de entorpecente.
Mosqueiro – No domingo, 21, durante o patrulhamento na orla da praia do Farol, em Mosqueiro, um rapaz de 19 anos foi detido, após ser abordado por atitude suspeita. Durante a revista pessoal foram encontradas nove trouxas de substância semelhante a pedras de óxi. Além disso, mais dois rapazes foram detidos, na quinta-feira, 18, por tráfico de entorpecente na ilha do Mosqueiro.
De acordo com o Inspetor Chefe de Divisão de Operações, Guilherme Freitas, embora as ilhas tenham registrado números expressivos de visitantes e um grande movimento, principalmente nas praias, não houve registro de ocorrências de maior gravidade. “A integração das forças de segurança municipal e estadual foi fundamental para o sucesso da operação. Com essa junção foi mais fácil manter a ordem nos principais pontos e garantir a segurança para os moradores e visitantes de nossos distritos”, destacou Guilherme.
A senhora Maria do Rosário, comerciante, moradora do bairro da Baía do Sol, no distrito de Mosqueiro, observou um número expressivo de agentes da GMB atuando nas rondas, e disse que esse tipo de ação está se tornando constante. “Todos os dias, nosso bairro vem sendo monitorado pelas rondas da Guarda Municipal, isso mostra uma cooperação para a nossa paz, e segurança para aqueles que estão nos visitando. Estou achando positivo e benéfico pra nós comerciantes da ilha”, enfatizou.
Matéria originalmente publicada na Agência Belém.
Texto: Thais Veiga