A Guarda Municipal de Belém discutiu, nesta sexta-feira, 03, medidas de proteção e acolhimento à mulher vítima de violência doméstica, com a implantação de mais um instrumento de serviço, visando o fim da violência e combate ao feminicídio na capital paraense. A reunião ocorreu na sede da Guarda, em Belém.
Segundo o subinspetor da Divisão de Operações, Élcio Vale, o objetivo do encontro foi discutir e alinhar as metodologias de trabalho que a GMB já realiza em proteção às mulheres vítimas de violência e dar prosseguimento às discussões da efetivação do serviço “Patrulha da Mulher”, com a previsão de ser implantada no primeiro semestre.
Patrulha da Mulher
“Nos reunimos para ouvir os desafios enfrentados pelos núcleos, divisões e profissionais da GMB, que lidam diariamente com esse tipo de crime, para melhorar o atendimento e avançar nas discussões de implantação do serviço “Patrulha da Mulher”, para que o amparo às vítimas e a rede de proteção sejam ampliados e fortalecidos “, informou Élcio.
O Patrulha da Mulher vai atuar em parceria com a Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), visando agir, de forma preventiva, na fiscalização e monitoramento de aferição de dados de atendimento dos casos de violência contra a mulher, de modo a reduzir a incidência dessas ocorrências.
Participaram da reunião, a inspetora e coordenadora do Núcleo de Atenção à Guarda Feminina (NAGF), Maria José Patrício; o inspetor coordenador do Sistema Integrado de Monitoramento (SIM), Rogério Cardoso; representantes da Divisão de Ensino e Divisão de Operações, Núcleo Jurídico e do Gabinete de Gestão Integrada (GGI).
Texto: