Guarda Municipal de Belém celebra 33 anos de história

• Atualizado há 5 meses ago

Oficialmente implantada em 27 de setembro de 1991, a Guarda Municipal de Belém comemora 33 anos de serviços prestados na garantia da segurança da população belenense.

Uma solenidade realizada na noite desta sexta-feira, 27, marcou a data no novo Mercado de São Brás.

A celebração iniciou com a tropa representativa da GMB em forma, cantando o Hino Nacional, executado pela Banda de Música da instituição. Um vídeo institucional também foi exibido para os presentes. 

Em reconhecimento à dedicação, à atuação destacada e aos serviços prestados pelos membros da Guarda Municipal e personalidades que contribuíram significativamente para a segurança pública do município, foram entregues 17 diplomas Amigo da Guarda e 30 Medalhas do Mérito “Intendente Antônio Lemos”, sendo esta a maior honraria da Guarda de Belém, instituída e destinada a premiar pessoas que demonstraram compromisso e ações de relevância em prol da segurança e bem-estar da comunidade e contribuíram para o engrandecimento da Guarda Municipal de Belém.

Com  mais de três décadas, e sob o lema “Somos poucos, porém, sem modéstia, muito bons”, a  GMB está presente na cidade e nos municípios de Outeiro, Mosqueiro e Icoaraci sempre guiada pelo cumprimento do dever, mesmo com risco à própria vida.

O inspetor-geral da GMB, Joel Monteiro, destaca que o momento é de gratidão. “Ao longo desses 33 anos, recebemos a missão de contribuir com o bem-estar da sociedade. E chegar até aqui tem sido uma obra de muito trabalho, dedicação e esforço do efetivo, mesmo com todas as dificuldades. Em momento algum os guardas municipais se furtam de combater a criminalidade”, afirma o inspetor-geral.

Segundo o ranking do anuário Cidades Mais Seguras do Brasil de 2024, Belém saiu da 7ª posição para a 5ª colocação no ranking geral entre as capitais mais seguras do país. O comandante da GMB destaca a contribuição da corporação na redução da criminalidade.
“A Guarda Municipal tem um papel fundamental para esta diminuição, com milhares de operações e ações de rondas e patrulhamento ostensivo e preventivo nos bairros de Belém e distritos de Outeiro, Mosqueiro e Icoaraci, com o foco na proteção de bens e serviços municipais” , disse Joel Monteiro, enumerando
 alguns serviços que a GMB realiza para combater a criminalidade. 

Trabalho intensivo

A  Guarda Municipal tem intensificado as ações de patrulhamento e rondas nos bairros. A atuação é distribuída em coordenadorias distritais e regionais e grupamentos. Entre as ações estão as diversas Operações Integradas, Templários, Festas seguras, Tolerância Zero, entre outras,  com as forças de segurança do estado onde são realizadas barreiras ostensivas e preventivas, com abordagens, além de posicionar viaturas em locais estratégicos e de grande fluxo de pessoas e veículos. Essa ação é realizada conforme a mancha criminal de cada bairro. 
A saturação é outra ação realizada pela GMB, nos logradouros públicos, com o reforço de guardas municipais nas praças, parques e espaços públicos.

Há rondas específicas no Centro Histórico, que consistem em viaturas realizando patrulhamento em 21 pontos e  as rondas nas escolas da rede municipal.

A GMB também realiza o Patrulha da Mulher, com a utilização de viatura caracterizada para coibir a violência doméstica e familiar.
A atividade Guarda Amigo da Escola é outra iniciativa da Guarda Municipal de Belém (GMB), que visa prevenir a violência nas escolas e estreitar os laços entre a comunidade e a instituição, por meio de palestras sobre temas de interesse dos alunos.

O braço social da corporação investe em vidas com o projeto “Anjos da Guarda”, que atende crianças e adolescentes com idade entre 7 e 16 anos, em situação de vulnerabilidade social, no bairro do Tapanã.

Tecnologia e segurança

Um dos carros-chefes do trabalho da Guarda é o Sistema de videomonitoramento – SIM, ampliado e modernizado em 2023, com 65 câmeras de última geração distribuídas na cidade.

A central de monitoramento está baseada na sede da GMB, localizada no bairro do Marco.
O serviço de emergência 153, disque-denúncia, atende a diversas demandas, como registros de roubos, danos ao patrimônio, despejo irregular de lixo e crime ambiental.

Pioneiro – O inspetor Paulo Cesar Albernaz  Martins, é um dos 150 guardas municipais da primeira  turma. Hoje ele atua no Núcleo de Inteligência da GMB, mas por muitos anos fez parte do grupamento Operacional.

Nesses 33 anos dedicados a GMB, Albernaz, precisou dividir a paixão pela Guarda com a Educação Física.  “Receber a medalha foi a confirmação e o reconhecimento de tantos anos de trabalho e por todo o esforço e dedicação ao curso de formação no qual eu consegui me destacar e ser o primeiro da turma. O que para alguns não significa nada, mas para mim, é um prêmio. Apesar de todas as dificuldades é um orgulho pertencer a essa instituição e ser o 01, pioneiro da nação azul-marinho em Belém e no Pará”.

Ex-Guarda Municipal – Entre os homenageados  com a Medalha do Mérito está a professora municipal Marinete Velasco. Antes de ser professora ela  foi guarda municipal.  “Quando recebi a medalha do prefeito me emocionei e veio a recordação  de toda a minha trajetória na Guarda Municipal. Foram 21 anos dedicados a esta valorosa instituição. Na Guarda Municipal aprendi a ser profissional, dedicada e comprometida, sempre de forma humanizada e acolhedora. Hoje na área da educação só tenho a agradecer a GMB por  ter me conduzido e  moldado  para a profissional que hoje eu sou.”

GMB – Implantada oficialmente em 27 de setembro de 1991, com um efetivo de 150 integrantes, a Guarda Municipal de Belém tinha como principal objetivo proteger e guardar o patrimônio público municipal. Mas, em 2010 passou a ter como competência institucional a segurança urbana municipal e atribuições de proteger e guardar a população, parques, praças, jardins e demais logradouros públicos de Belém.

Atualmente, a corporação tem no seu quadro funcional 1.102 agentes, atuando em postos fixos e  volantes.Ao todo são seis grupamentos: Ronda Ostensiva Municipal (Romu); Ronda da Capital (Rondac); Banda de Música (BMU); Grupamento de Ações Táticas (GAT); Grupamento Operacional; Grupamento de Ações Táticas com Cães (Atac).

Texto: Thais Veiga

Fotos: GM Vinicius, GM Rômulo e GM Wallacy

Veja também