“Guarda Amigo da Escola”, atividade da Guarda Municipal de Belém, inspira crianças no Telégrafo

• Atualizado há 11 meses ago

A Guarda Municipal tem percorrido as escolas municipais e distritos de Belém com a atividade “Guarda Amigo da Escola” para fortalecer as ações de prevenção a qualquer forma de violência e contribuir com a formação cidadã dos alunos. Nesta quarta-feira, 22, as crianças e pré-adolescentes entre 10 a 14 anos da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental João Nelson Ribeiro, no Telégrafo, conheceram as ações da atividade realizada pela Guarda Municipal.

A programação começou com a apresentação da Banda de Música, que tocou os hinos do Brasil e do Pará e muita música regional e nacional. Os instrumentos musicais também foram apresentados aos alunos, que dançaram e se divertiram.

Jeferson dos Santos Pereira, 13 anos, do 7° ano, disse nunca ter participado de uma ação como essa e falou da satisfação em conhecer outros serviços da Guarda Municipal de Belém. “Gostei de conhecer o serviço que a Guarda faz. A Banda de Música me trouxe muita alegria e vontade de ser músico. Outro ponto muito legal foi aprender a tocar, em Libras, o refrão da música ‘Voando pro Pará’. Fico treinando o tempo todo”, contou Jeferson.

Após a apresentação musical, o Inspetor-geral da GMB, Joel Monteiro, ressaltou a importância e a alegria da instituição em estar nas escolas conscientizando as crianças, jovens e até os adultos sobre o papel da segurança pública e a importância da educação para o crescimento pessoal e profissional. “Essa é a 11ª escola a que GMB leva a ação, repaginada conforme as necessidades, para mostrar que a nossa instituição está à disposição da sociedade. A nossa Guarda agradece a receptividade. A comunidade escolar pode contar com a GMB tanto no âmbito de segurança quanto no social”, disse Joel.  

Cães adestrados

A apresentação do Grupamento de Ações Táticas com Cães (Atac) deu sequência à programação com a apresentação do Cachorro de Proteção e Ataque, Hagi, de 1 ano e 10 meses e do mascote “DUcão”.

Para o condutor do cachorro Hagi, Paulo André, “a presença nas escolas do cachorro policial, que no nosso caso é guarda municipal de quatro patas, ganha outro significado. Tentamos mostrar que, além de ser uma ferramenta que ajuda na detecção de entorpecentes, o patrulhamento é um símbolo de amor, de afeto, de lealdade, fidelidade. Sempre fazemos a demonstração ‘policial’ e, em seguida, colocamos o cachorro para ser acariciado pelas crianças, mostrando que ele é amigo e equilibrado”, explicou o GM classe2 Paulo André.

“Eu quero ser uma guarda municipal. Achei uma profissão interessante. Vi que posso fazer parte de vários grupamentos e trabalhar em várias áreas. Inclusive ir às escolas”, se empolgou Rebeca Menezes, aluna do 6° ano.

Palestras

Um ciclo de palestra com os temas “gravidez na adolescência”, “tipos de violências”, “bullying e cyberbullying na escola” fechou a programação. Todos acompanharam atentos as palestras ministradas pelos guardas municipais e assessores, que buscaram passar de forma simples os assuntos abordados.

A diretora da unidade escolar João Nelson Ribeiro, que acolhe 448 alunos, Francilena Paranhos, comentou sobre a visita à instituição. “Adoramos receber a GMB na nossa casa. Foi uma manhã com muita representatividade. É sempre bom receber os parceiros e trocar experiências e aprendizados. Esse trabalho foi significativo para todos”, frisou Francilena.

A Escola Municipal Palmira Gabriel, no bairro da Pedreira, recebe a mesma atividade no próximo dia 24 de maio.

Texto: Thais Veiga

Fotos: Rômulo

Veja também