Logradouros públicos municipais como, praças, parques, bosque, orlas e áreas verdes de Belém recebem atenção especial da Guarda Municipal, que reforçou a segurança neste período de férias escolares, momento em que o movimento nos pontos turísticos da cidade aumenta.
Segundo o coordenador da Divisão de Operações da GMB, inspetor chefe de Divisão, Élcio Vale, esse serviço foi planejado a fim coibir delitos e assegurar a proteção do patrimônio público e a tranquilidade dos moradores e visitantes nesses espaços.
“Reforçamos a segurança dos distritos, por conta da temporada do verão, mas, não esquecemos dos espaços públicos da capital, onde muitas famílias frequentam durante as férias dos seus filhos”, explica Élcio.
Estratégia – Ele ressalta, que a estratégia adotada foi manter o efetivo nos locais que possuem posto fixo e intensificar as ações de patrulhamento, por rondas em horários específicos e pontos bases, nos locais que não possuem guardas municipais 24h.
Reforço nos pontos mais visitados da capital
As orlas do Portal da Amazônia e Ver-o-Rio, dois cartões-postais da cidade, recebem diariamente base e rondas a pé e por viaturas, realizadas pelos guardas municipais do grupamento de Ações Táticas- GAT. Os espaços também contam com câmeras de 360 graus, monitoradas 24h pelo Sistema Integrado de Monitoramento da GMB.
As Praças Santuário de Nazaré, Batista Campos e Princesa Isabel contam com posto fixo 24 horas, com três guardas municipais por turno, além de rondas por meio de motos e viaturas das bases distritais. A Praça da República, na Campina, possui posto fixo, com quatro guardas municipais, por turno, e câmera de 360 graus.
Outro ponto bastante visitado é o Bosque Rodrigues Alves, área de preservação ambiental, localizada no bairro do Marco. O espaço de 15 hectares de fauna e flora conta com posto fixo 24 horas.
As praças do Carmo, Dom Pedro II, Dom Alberto Ramos, Jaú, da Bandeira e o Espaço Cultural Iracema Oliveira, Terminal hidroviário Ruy Barata, entre outras, também contam com rondas diárias.
Além do reforço nessas localidades, a GMB disponibiliza o telefone 153 para receber denúncias de vandalismo nos espaços públicos da cidade, que inclui escolas, unidades de saúde e prédios municipais.
Texto: