O esquema montado pela Guarda Municipal de Belém (GMB) para a procissão do Círio de Nossa Nazaré, ocorrido neste domingo, 9, foi considerado positivo.
As ações preventivas e ostensivas iniciaram às 4h deste domingo, para assegurar o sucesso das comemorações religiosas à Virgem de Nazaré, padroeira dos paraenses.
A operação foi coordenada pelo inspetor Carlos Siqueira, chefe da Divisão de Operações da GMB, com apoio dos Grupamentos Operacional, Ações Táticas ( GAT), Ações Táticas com Cães ( ATAC), Ronda da Capital ( RONDAC) e Ronda Ostensiva Municipal ( ROMU).
Tranquilidade
As guarnições desenvolveram segurança de escolta, bloqueios de dez vias, assim como patrulhamento no Ver-o-Peso, Praça Pedro Teixeira, Praça da República e Praça Santuário. A operação foi concluída sem registro de grandes ocorrências.
O efetivo empregado foi de 150 guardas municipais, 10 viaturas e 24 motocicletas. Além da GMB, a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Exército, Semob, entre outras instituições, também atuaram integradas na segurança dos romeiros.
O inspetor Carlos Siqueira afirmou que o planejamento foi colocado em prática na procissão e o resultado foi excelente. ” Não tivemos ocorrências graves e o planejamento foi elaborado integrado com todos os órgãos de segurança. O resultado foi de tranquilidade”, explica.
Música e devoção
A Banda de Música da GMB participou do cortejo da procissão do Círio neste domingo, 9, entoando cânticos marianos.
A Guarda Municipal prossegue atuando no Círio Musical, que inicia na noite deste domingo. Todas as noites, 20 guardas municipais darão apoio à segurança até o término da quadra nazarena
Texto: