Trinta guardas municipais participam do curso de Estágio de Condicionamento Tático promovido pela Prefeitura de Belém com o objetivo de preparar e atualizar os agentes para atuar de forma intensiva na prevenção e combate à criminalidade na capital e nos distritos.
A capacitação realizada pela Guarda Municipal de Belém por meio da Divisão de Ensino da instituição teve início nesta quarta-feira, 3, no auditório da GMB.
Na abertura do curso, que terá 14 dias de duração, o subcomandante da Guarda, Sindeval Bittencourt, deu as boas-vindas e destacou os esforços de cada guarda municipal participante. Ele explicou que o serviço de segurança da corporação está sendo readequado para melhor atender a população. “Sentimos a necessidade de criar um novo planejamento de atuação das rondas e para que isso ocorra é necessária a qualificação especializada dos guardas municipais visando a resposta imediata diante de qualquer situação”, disse o Bittencourt.
A formação consiste em 50 horas/ aula entre teoria e prática. As aulas teóricas serão realizadas na sede da GMB e a parte prática, no prédio do Grupamento de Ações Táticas com Cães, no Tapanã. A grade curricular do curso inclui Defesa Pessoal, Atualização de Armamento e Tiro, Técnicas de Abordagens com Viaturas, Gestão de Informação de Documentos, Legislação e Palestra Antirracista.
Para o guarda municipal Ronito Ledo, aluno do curso, a formação representa mais uma etapa na sua carreira e de seus colegas. “O curso traz motivação e segurança para o profissional agir conforme a legalidade, além de agregar valor profissional nas nossas vidas, o que vai refletir para a sociedade belenense”, declarou.
Fabiano Silva, guarda municipal que ministrou na aula inaugural a disciplina Legislação, com exemplos de estudos de casos, o curso vai deixar os guardas municipais mais preparados para os desafios durante as diversas ocorrências. “A nossa missão como instrutor é preparar o guarda para que ele tenha cada vez mais controle emocional e esteja tecnicamente pronto para enfrentar as ocorrências. Eles vão sair da capacitação preparada no ponto de vista da prevenção e tática para as mais diversas ocorrências de riscos e também para ações sensíveis”, afirmou.
Texto: