Crianças e adolescentes assistidas pelo Projeto Anjos da Guarda ganham manhã festiva

• Atualizado há 1 ano ago

Outubro, o mês em que se comemora o Dia das Crianças, não passou em branco para as crianças e adolescentes assistidas pelo Projeto Social Anjos da Guarda, no bairro do Tapanã. Na manhã deste sábado, 28, a Prefeitura Municipal, através da Guarda Municipal de Belém, celebrou a data na sede do projeto com muita alegria e diversão.

As crianças brincaram de cabo de força, queimada, pula-pula, além de muita música e um delicioso lanche todo infantil, preparado especialmente para o dia.

Garantias – O evento contou, também, com uma palestra direcionada aos pais e responsáveis sobre os Direitos e Garantias Individuais a partir das Perspectivas do Estatuto da Criança e Adolescentes e Direitos Humanos.

“É muito legal, adoro o projeto e estou adorando e me divertindo com as brincadeiras” disse, esbanjando sorriso, Ketellyn Cristina Santos, 10 anos, atendida pelo projeto há 4 anos. 

Enquanto a Ketellyn se divertia com as brincadeiras, sua mãe, a dona de casa, Ádria dos Santos, 33 anos, participou da palestra educativa proferida pelo mestre em segurança pública, GM Luiz Sodré. “Eu tenho cinco filhos e três fazem parte do projeto. O projeto em si é muito importante, ajuda a gente na cidadania e na inclusão social. E a palestra ensinou a gente como leigos a conhecer o Estatuto da Criança e do Adolescente”, contou a mãe.

O subinspetor-geral, Sindeval Bittencourt, participou do evento ao lado da equipe e da coordenadora do Projeto Social Anjos da Guarda, inspetora Sílvia Moraes. “É uma realidade linda, que a nossa instituição abraça sempre com muito amor e carinho. A nossa gestão tem se preocupado com o futuro dos acolhidos e, proporcionar esse momento tão significativo traz prazer e alegria. E só sabe quem vivencia e presencia a alegria vindo dessas crianças e adolescentes”, destacou, Bittencourt.

Atendimento socioeducativo

A Prefeitura Municipal,  por meio da Guarda Municipal de Belém, desenvolve o projeto Anjos da Guarda desde o ano de 2007, no bairro do Tapanã, oferecendo atendimento sócio-educativo para 140 crianças e adolescentes, na faixa etária de 7 a 16 anos de idade, que estão em situação de vulnerabilidade social.

O atendimento no projeto é totalmente gratuito, funcionando em dois períodos, matutino e vespertino, sempre no contra-turno escolar, sendo que estar frequentando a escola é um dos pré-requisitos para que a criança seja matriculada no projeto.

As atividade são todas  desenvolvidas por  guardas  voluntários e capacitados,  promovendo ações educativas, para ocupar o tempo ocioso das crianças e jovens com atividades que contribuam no desenvolvimento social, cultural e esportivo.

Desde o início da assistência são desenvolvidas atividades de acompanhamento  pedagógico,  redação, educação ambiental, ética e cidadania, além da prática de esportes, como vôlei, futebol, artes marciais, dança e musicalização.

Serviço – Interessados em vagas ou ajudar nas atividades devem procurar a sede do projeto “Anjos da Guarda” na rua Tamandaré, 437, entre as ruas Haroldo Veloso e Uberaba, no Tapanã.

Texto:

Thais Veiga

Veja também