Condutores de motolâncias do Samu 192 recebem capacitação em direção defensiva

• Atualizado há 4 semanas ago

Motociclistas socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) participaram do curso de Pilotagem Defensiva realizado pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), no período de 13 a 18 de maio.

A capacitação visa especializar as equipes de saúde, a fim de diminuir o tempo-resposta nas ocorrências de urgência e emergência, especialmente em lugares de difícil acesso, visto que as motolâncias possuem a missão de prestar o primeiro atendimento de forma rápida e segura, aumentando a sobrevida dos pacientes que precisam do serviço.

Participaram da formação 16 profissionais de saúde, entre técnicos de enfermagem e enfermeiros que compõem e que estão em processo de compor o quadro de serviço de motolância do Samu-Belém.

Treinamento

Com aulas teóricas e práticas, o curso foi ministrado por instrutores da Guarda Municipal de Belém, do Grupamento Ronda da Capital (Rondac) e por um agente de trânsito da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob).

O enfermeiro da UPA do distrito de Icoaraci, Lucas Glayson Pires Vasconcelos, 30, que está em processo de transferência para o Samu, foi um dos aprovados nesta edição do curso. “Eu como motociclista pensei que sabia tudo, mas quando comecei o curso vi que não sabia nada. Curso excelente, com instruções maravilhosas e técnicas que nunca pensei que existissem. Foi desafiador e consegui concluir. Estou apto para atender uma ocorrência de rua, com eficiência e rapidez. Agora, é esperar o processo de transferência da UPA para o Samu”, disse o enfermeiro.

Para o técnico de enfermagem Jailson Oliveira Primo, 42, que atua como operador de motolância há dois anos, o curso é muito importante e é necessário que seja atualizado sempre que possível. “Já é terceiro curso que faço com os instrutores do Rondac e sempre aprendo algo novo. Destaco as instruções sobre todas as técnicas abordadas por esses profissionais. Sempre digo, o Samu é nossa casa e o Rondac da GMB são nossos formadores para conduzir a motolância com habilidade, rapidez e segurança”, destacou o operador.

Durante seis dias os alunos receberam instruções sobre legislação de trânsito, direção defensiva; pista com obstáculo, pista de velocidade, condução de motocicletas, frenagem,maneabilidade e manobras especificas, entre outras. As aulas teóricas foram ministradas no auditório do Samu, e as aulas práticas na área externa do prédio da antiga Unama,na avenida Senador Lemos.

“Todos os participantes aprenderam a realizar manobras especificas, com exercícios de equilíbrio, frenagem, condução segura e rápida da motocicleta. No sábado, colocamos eles na prática com simulação real, em pistas complicadas, em locais de natureza extrema e de difícil acesso que chamamos pista de off road, no distrito de Mosqueiro. Estão saindo do curso preparados para enfrentar qualquer situação de atendimento de urgência e emergência com segurança e rapidez”, destacou o inspetor Eldney Ferreira, instrutor do curso e coordenador do grupamento Ronda da Capital (Rondac).

Texto: Thais Veiga

Fotos: GM Vinícius e RONDAC/GMB