Cães adestrados e palestra sobre drogas marcam a atividade Guarda Amigo da Escola

• Atualizado há 1 mês ago

A Escola Municipal Inês Maroja, no bairro da Sacramenta, recebeu nesta sexta-feira, 17, a programação da Atividade Guarda Amigo da Escola. Pelo período da manhã, a programação iniciou com a Banda de Música da Guarda Municipal de Belém.

Os músicos tocaram um repertório variado, com música popular, infantil e regional, todas conhecidas pelas crianças, pais e corpo docente da unidade escolar, que participaram com muita animação, alegria e dança.

Houve também a demonstração individual dos instrumentos que compunham a banda, possibilitando ouvir as suas características e sonoridade.

Na oportunidade, o maestro da banda, Inspetor Alex Maia, ensinou para os alunos os princípios básicos da regência.

O aluno do 4° ano Arthur Souza estava atento à apresentação dos guardas músicos. “Eu conhecia alguns instrumentos musicais e gostei do saxofone pequeno. O músico tocou uma canção que eu gosto muito”, disse Artur, que estava acompanhado da sua mãe, a dona de casa Andressa Nascimento.

Cães adestrados

Após a banda de música, o grupamento de Ações Táticas com Cães (ATAC) apresentou o serviço dos cães treinados de trabalho da corporação.

A demonstração foi protagonizada pelo cão Hagi, pastor belga malinois, de 1 ano e três meses. Hagi mostrou ser um cão dócil, equilibrado e com habilidade de defesa e proteção. Ele deu a patinha, lambeu as crianças e defendeu os guardas municipais durante uma simulação de ataque.

Os guardas, além de demonstrarem a desenvoltura do animal em ações de rotina, conversaram com os presentes sobre cidadania, respeito e relacionamento humano.

Palestras

A atividade trouxe para os alunos da tarde as palestras com os temas “Drogas: prevenção primária”; “Faça amigos, não faça bullying”; e sobre preservação do patrimônio público, proferidas respectivamente pelos inspetores da GMB Luiz Sodré, Rosivaldo Santos e pelo GM Lindiney Silva Moura. A Coordenadoria da Mulher (COMBEL) e a Secretária Municipal de Proteção Animal (SEPDA) integraram a ação desta sexta-feira e abordaram os temas “Violência doméstica familiar” e “Maus-tratos aos animais”.

“Essa atividade do Guarda Amigo da Escola trouxe outro olhar do trabalho da Guarda Municipal e veio desmistificar que eles têm a prerrogativa somente de combater o crime, quando, na verdade, eles também podem ensinar”, destacou o diretor da unidade, Augusto Duarte. “Agradeço muito a presença de toda a equipe, Banda, Canil e palestrantes. Foi um dia muito proveitoso para todos. Parabéns pelo belo trabalho”.

No dia 27 de maio a Escola Municipal João Nelson Ribeiro, no Telégrafo, recebe a programação.

Texto: Thais Veiga

Fotos: GM Vinícius