Balanço parcial das ações de segurança municipal apontam redução da criminalidade

• Atualizado há 1 ano ago

Os 15 dias de ações de segurança do programa Tamo Junto no Verão, da Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal, aponta mais movimento de pessoas nos balneários e mostra que o trabalho preventivo, integrado de orientação e fiscalização desenvolvido nas localidades praianas reduz os crimes e aumenta a proximidade com o cidadão.

No período de 2 a 16 de julho, a Guarda Municipal realizou 303 ordens de serviço nos três distritos e nas duas ilhas, 4,12% a mais que o mesmo período de 2022. A GMB conduziu seis pessoas para a delegacia, por flagrante de delito, sendo duas em Icoaraci, uma em Belém e três em Mosqueiro.

Estatística de atuação da GMB

A estatística da corporação mostra também, que foram realizadas 1.022 abordagens em veículos, entre carros de passeio, vans, ônibus, micro-ônibus e bicicletas, um aumento de 225% em relação a 2022 (455). Também foram abordadas, em 15 dias, 10.710 pessoas no intuito de combater e prevenir atos ilícitos. As ações resultaram na retirada das ruas de uma arma de fogo, um simulacro, duas facas e 55 carretéis de linhas com cerol ou chilena, 206% a mais que o período do ano passado (18 carretéis).

Durante a primeira quinzena, a GMB participou também das operações integradas “Tolerância Zero”, fiscalização com a Vara da Infância e Juventude, combate às linhas cortantes, além de orientação e fiscalização no Pórtico da Ilha de Mosqueiro.

O balanço apontou 34 embarcações orientadas sobre velocidade de trafegabilidade e a obrigatoriedade do uso de coletes salva-vidas durante o patrulhamento nos furos da ilha do Combu, na orla de Belém e no terminal hidroviário Ruy Barta, na Cremação   

Subcoordenadora das ações do verão da GMB, a inspetora Michelle Marinho destaca o aumento nos finais de semana. “A cada final de semana o número de veranistas aumenta e as nossas estratégias também mudam. Chegamos aos 15 dias do verão dentro da normalidade. E a população vai contar com esse reforço até o último dia das férias”, assegura Michele Marinho.

Perturbação – Os casos de auxílio ao público nas ocorrências de perturbação do sossego e poluição sonora estão no topo das denúncias recebidas pelo número 153, por onde a GMB recebe denúncias.

Segundo a GMB, a temporada do verão chama esse tipo de ocorrência, que é crime ambiental, e os guardas municipais tentam resolver o problema através do diálogo e com orientações.  

A  Prefeitura de Belém segue atuando com a Guarda Municipal até o dia 31 de julho, nas praias, orlas, bairros e outros espaços de Belém e dos distritos de Mosqueiro, Outeiro, Icoaraci e ilhas do Combu e Cotijuba, com o efetivo de 233 guardas municipais, 24 viaturas e 10 motocicletas, uma lancha e um ônibus de monitoramento.

Texto:

Thais Veiga

Veja também