Alvorada musical homenageia Nossa Senhora de Nazaré

• Atualizado há 1 ano ago

Às seis horas da manhã, os acordes e dobrados da Banda de Música da Guarda Municipal de Belém, sob a regência do maestro Inspetor Alex Maia, ecoaram cânticos marianos na Praça Santuário, em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré.

O evento, tradicionalmente conhecido como Alvorada, faz parte do calendário oficial da Prefeitura de Belém. Em cada nota e sopro, a harmonia dos sons cumpriu o seu papel e emocionou as centenas de romeiros e fiéis que desde cedo aguardavam a saída da Romaria do Traslado para os municípios de Ananindeua e Marituba.

“Me faltam palavras para descrever tamanha emoção de chegar após horas de caminhada e me deparar com essas músicas. A emoção tomou conta e a nossa família é só fé, agradecimento e alegria”, disse a dona de casa Rosilene Pereira que, junto com outras mulheres da família, veio caminhando da rodovia Transcoqueiro até a Basílica.

Há 31 anos a Banda da GMB, atualmente composta por 44 integrantes e declarada patrimônio cultural de natureza imaterial do município, participa de vários eventos do Círio. “Para nós é gratificante fazer parte dessa grandiosa manifestação religiosa. A nossa banda é bastante requisitada nesse período, durante a visita da peregrina nas repartições, inclusive temos a honra de puxar o cortejo da procissão principal, disse Alex Maia, maestro e coordenador da BMU.

Um detalhe curioso desse grupamento é que 80%  dos músicos que compõem a banda são evangélicos. “Somos todos cristãos e estamos aqui pela fé, que é uma só.” completa Alex Maia.

Ainda nesta sexta-feira a Guarda Municipal, integrada com outros órgãos municipais, estaduais e federais, estará presente em todo o traslado, realizando escolta e bloqueios temporários das vias por onde passa a  segunda procissão oficial.  

Texto: Thais Veiga

Veja também