A Prefeitura de Belém contribui com a segurança integrada das romarias oficiais do Círio de Nazaré. Na manhã deste sábado, 7, durante o Traslado da Romaria Rodoviária, que saiu de Ananindeua, às, 5h30, para o Trapiche de Icoaraci, os motopatrulheiros da GMB deram apoio na interdição de vias durante todo o percurso de 24 km.
O Trapiche do distrito de Icoaraci, local de chegada da Romaria Rodoviária, onde é celebrada a Missa para a Saída do Círio Fluvial, foi outro ponto que contou com o efetivo da Guarda Municipal.
Patrulha pela orla
Durante a Romaria nos rios de Belém, a lancha da GMB patrulhou as orlas da cidade. A Escadinha do Cais do Porto, em Belém, foi outro local de apoio da GMB. Os guardas municipais realizaram a segurança do espaço e participaram do momento em que a Imagem recebeu as honrarias de estado.
Durante a Motorromaria, a 5ª procissão oficial da programação do Círio deNazaré, e a terceira deste sábado, os guardas municipais ficaram distribuídos de forma estratégica nas praças da República e Santuário de Nazaré, dois espaços públicos que fazem parte do percurso de 2,5km da procissão. Além disso, 10 vias que cruzam o percurso da Motorromaria foram interditadas pelos agentes da GMB.
A apresentação do Arraial do Pavulagem, que ocorreu após a saída da Motorromaria, também contou com o efetivo da GMB para dar apoio ao esquema de segurança para os devotos e visitantes da cidade.
“Houve um esquema de segurança reforçada para garantir a tranquilidade e segurança de todas as três procissões que aconteceram pela manhã”, explica o inspetor-chefe da Divisão de Operações da GMB, Élcio Vale.
Reforço – Ele ressalta, que as ações por parte de GMB prosseguem. “Nosso efetivo segue para a Trasladação, que acontece logo mais no início da noite, contudo nosso serviço já começa às 14h com a interdição de vias e saturação em pontos estratégicos do percurso”, complementou.
A GMB montou um planejamento para todas as procissões que fazem parte da programação oficial do Círio 2023.
Texto: