A atividade Guarda Amigo da Escola, desenvolvida por meio de palestras, apresentação da Banda de Música, “show dog” e teatro de fantoches, é realizada ao longo desta semana nas escolas municipais do Distrito Administrativo de Belém (Dabel). O objetivo da Prefeitura Municipal, por meio da Guarda de Belém (GMB), é promover ludicamente um espaço de promoção da cidadania com a participação efetiva dos estudantes, a partir de atividades voltadas à prevenção da violência, visando aproximar a comunidade escolar e os moradores do entorno.
Nesta quarta-feira, 8, cerca de cem crianças da faixa etária de 1 a 5 anos da Escola Municipal de Ensino Infantil Professora Lúcia Soares Castro, no bairro do Marco, participaram da programação. A programação iniciou com a apresentação da Banda de Música da GMB animando a garotada com um repertório infantil.
O mascote do grupamento de Ações Táticas com Cães, ‘Ducão’, fez uma entrada triunfal no espaço, agitando todos os presentes. O personagem é uma novidade da programação, um diferencial nos eventos do Guarda Amigo da Escola a partir deste ano.
Ainda durante a visita, o cachorro Rico, de um ano, da raça pastor-belga Malinois, mostrou suas habilidades de Faro, achando durante a dinâmica sua bolinha preferida.
Abuso Sexual Infantil
A brincadeira Semáforo do Toque, que ensina as crianças sobre os limites do seu corpo e dos outros através das cores verde, amarelo e vermelho foi realizada durante a ação. As crianças aprenderam as partes do corpo onde elas podem ou não ser tocadas por outras pessoas, e como reagir se isso ocorrer.
A aluna do maternal 2, Maria Luiza Bentes, de 3 anos, disse que adorou participar da brincadeira do semáforo. “Eu gostei de colocar as bolinhas no lugar certo do corpor. A minha cor favorita é a verde”.
O teatro de fantoches, interpretado pelos inspetores do projeto social ‘Anjos da Guarda’, encerrou a ação na unidade escolar, abordando o tema relacionado à prevenção ao abuso sexual infantil, contando a história “O meu corpo é um tesourinho”. Durante a apresentação a atenção das crianças ficou voltada para a encenação dos bonecos, com apresentação de situações que podem fazer parte do cotidiano dos alunos.
A diretora da escola, Rosângela Albélia Rodrigues, parabenizou o trabalho e explicou que esse serviço oferecido pela GMB é de extrema importância para a comunidade escolar. “Nossa escola recebe vários projetos e essa atividade da Guarda Municipal veio somar de forma inovadora com a presença da Banda de Música e dos cachorros. Vocês mostraram o outro lado da segurança pública e de forma fácil para o entendimento das crianças, que se encontram na primeira infância. Eles se divertiram, interagiram e aprenderam”, concluiu.
Texto: Thais Veiga
Fotos: GM Rômulo