Na noite desta quarta-feira, 4, a Guarda Municipal de Belém, integrada com outras forças de segurança, realizou a escolta e a interdição temporária de vias durante a primeira romaria oficial da festividade nazarena, o Traslado dos Carros das Promessas.
As 14 barcas, entre elas as da Família, da Saúde, das Crianças e de Plácido, saíram às 20h, após a missa, da frente da Basílica Santuário de Nazaré, em direção ao estacionamento do Porto Futuro. A Imagem Peregrina também participou da procissão, no carro da Berlinda, puxando o cortejo.
O serviço contou com o emprego de 16 guardas municipais, três viaturas da inspetoria da área e seis motocicletas que atuaram em conjunto com a Policia Militar, durante o percurso, e no apoio à Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e Detran, na interdição de vias ao longo do trajeto do evento religioso.
Efetivo atuará na segurança durante o Círio
Inspetor-Geral da Guarda, Joel Monteiro explicou que a corporação participa ativamente, todos os anos, de toda a programação do Círio. “O nosso efetivo é empregado para a festividade nazarena. Estamos em todas as procissões levando segurança preventiva”, destacou Joel.
Além da Procissão, na noite desta quarta-feira a Guarda Municipal esteve presente com a Banda de Música, levando alegria com muita música paraense e mariana, durante a inauguração da iluminação decorativa para o Círio 2023, na Av. Visconde de Souza Franco. A segurança do evento ficou por conta dos guardas municipais.
Texto: Thais Veiga