Guarda Municipal de Belém reforça a segurança das romarias e de todos os eventos do Círio de Nazaré

• Atualizado há 1 ano ago

A Guarda Municipal de Belém integra o planejamento de ações coordenadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup), durante o Círio 2023. 

O lançamento da Operação Círio ocorreu na noite desta sexta-feira, 22, na Praça Santuário de Nazaré. As ações pela GMB  são voltadas para garantir a tranquilidade dos romeiros e turistas durante todo o período da quadra nazarena.

Apoio integral

O inspetor-chefe da Divisão de Operações, Élcio Vale, explica que a Guarda Municipal dará apoio nas 14 romarias que compõem o Círio de Nazaré. A corporação também ajudará nos eventos que fazem parte da festividade, como o Auto do Círio,  Arrastão do Pavulagem, Festa da Chiquita, Círio Musical, além da escolta da imagem peregrina, que já vem sendo realizada desde o dia 5 de agosto.

” A Guarda Municipal participa de todas as ações que compõem o Círio, inclusive, a escolta diária da imagem peregrina, que começou no mês de agosto e segue até o mês de novembro, sempre com objetivo de garantir a segurança e a ordem pública. Vamos usar praticamente todo o nosso efetivo, em escala de revezamento, preparados para dar todo o suporte necessário”, esclarece o inspetor-chefe.

Efetivo – Mais de 1.400 guardas municipais dos grupamentos Operacional e Táticos, além de 40 viaturas e 164 motocicletas e um ônibus de monitoramento serão empregados do dia 4, quarta-feira, com o traslado dos carros da procissão até o dia 23 de outubro, no Recírio.

No dia 5, durante a apresentação do Manto, na Praça Santuário de Nazaré, a GMB vai aumentar o efetivo do posto de quatro para dez guardas municipais e duas viaturas.

Na sexta-feira,  6, dia do Traslado da Imagem para a cidade de  Ananindeua, a Guarda Municipal vai atuar no bloqueio do perímetro que cerca a praça Santuário, a partir das 4h, além disso a instituição vai acompanhar todo o percurso com bloqueios momentâneos dos cruzamentos ao longo de toda a Av. Almirante Barroso. Para esta romaria serão empregados 40 guardas municipais,  25 motocicletas  e três viaturas.

Para o sábado,  dia 7,  o serviço da GMB inicia no trapiche de Icoaraci,  com o emprego de 14 guardas municipais e quatro viaturas, para garantir a segurança durante a missa do Círio Fluvial. A lancha da instituição também vai atuar na escadinha durante a procissão fluvial.

Em Belém, o Ver-o-Peso  e as praças Pedro Teixeira e da República vão contar com reforço de 160 guardas, que vão  acompanhar a chegada da da imagem e a moto-romaria, além da interdição de dez vias e também garantir a segurança durante o arrastão do Pavulagem.

Ainda no sábado, pelo período da tarde, serão 100 guardas atuando na Trasladação, distribuídos em todo o percurso, que inicia no colégio Gentil Bittencourt até a Igreja da Sé.

Durante a festa da Chiquita, na Praça da República, a GMB garante apoio com 24 guardas municipais.

O domingo, 8, dia da procissão principal do Círio de Nazaré, a GMB estará com o efetivo a partir de meia noite, no Ver-o-Peso, saturando a área. As 5h, outra equipe de 130 guardas municipais será distribuída na Praça da República e Santuário  assim como, pelas transversais, que fazem parte do percurso do Círio e em pontos estratégicos por onde passa a procissão.

A Banda de Música da GMB também estará presente na procissão do Círio, compondo o cortejo, com outras bandas militares, que vão homenagear a padroeira do povo paraense

Monitoramento –  A partir desta sexta-feira, 22, o ônibus de videomonitoramento da GMB foi instalado na lateral da Basílica para dar suporte durante os dias da festividade com o monitoramento da Praça Santuário em tempo real.

Pontos de bloqueio pela GMB

No Traslado de Belém Para Ananindeua, a GMB vai bloquear momentaneamente toda a av. Almirante Barroso e cruzamentos.

Na Moto-romaria, Trasladação e Círio  a Guarda vai interditar 10 cruzamentos da av. Governador José Malcher.  

Texto:

Thais Veiga

Veja também