Guardas municipais participam de treinamento para manuseio e uso de arma longa

• Atualizado há 1 ano ago

Vinte guardas municipais do grupamento de Ações Tática com Cães (ATAC) e da Inspetoria Especial de Ações Táticas (IEAT) iniciaram nesta quarta-feira, 23, o treinamento intensivo de Estágio de Qualificação Profissional para habilitação do uso de armas longas (carabina CTT .40 e espingarda calibre 12). A qualificação tem objetivo de capacitar os servidores para o uso e manuseio em operações preventivas e repressivas.

Serão dois dias de curso, totalizando 20h, exigidas pela Polícia Federal, ministradas por instrutores habilitados nesse tipo de armamento da própria corporação, sendo a aula teórica realizada hoje, na sede da GMB, visando o manejo, condução e os fundamentos dos armamentos, e a prática de tiro, na sexta-feira, 25, no estande do Clube de Tiros Sangue Bom, em Benfica, onde os guardas vão receber técnicas de carregamento, prática de tiro utilizando a arma longa e avaliação prática.

O Inspetor-geral em exercício, Sindeval Bittencourt, explicou que o curso traz mais qualificação e a gestão municipal está priorizando o conhecimento do servidor. “Os guardas municipais precisam estar capacitados e a Prefeitura Municipal se preocupa em ter o servidor qualificado para cumprir a missão de combater a criminalidade.” Explicou Bittencourt.

Evaldo Furtado, inspetor chefe da Divisão de Ensino e instrutor de armamento e tiro, pontuou que o armamento é usado dentro das suas especificidades, e que todos os grupamentos, inspetorias e bases distritais terão o armamento à disposição, e havendo necessidade, poderão usar. “Estamos habilitando os guardas municipais gradativamente, dando prioridade aos servidores dos grupamentos táticos que atuam diretamente no patrulhamento ostensivo.” Disse, Furtado.

Ele pontua ainda que as armas longas são usadas em ações especiais, bem como em apoio às operações com os órgãos de segurança do Estado e Federal e que somente o servidor com porte de arma e habilitado com o curso de arma longa poderá fazer o uso do armamento.

Participante do treinamento, a subcoordenadora do Grupamento ATAC, Inspetora Simone Modesto, disse que o curso é muito importante para ela e para os guardas municipais que trabalham na rua. “Somos um grupamento tático e precisamos ter a habilidade do uso seguro do armamento durante o serviço ou em situação de crise. Essa capacitação vai fazer toda a diferença para todos.”

Por: Thais Veiga

Veja também