Segurança nos distritos, ilhas e capital será reforçada durante o mês de julho

• Atualizado há 1 ano ago

A Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal, anunciou na manhã desta quarta-feira, 28, durante reunião técnica com a tropa, no auditório Albano Franco, da Fiepa, as medidas que visam aumentar a segurança nos distritos de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci; e nas ilhas de Cotijuba e Combu, durante a temporada de verão, que vai do dia 3 a 30 de julho.

Essas localidades vão receber aumento do efetivo, com o envolvimento de 233 guardas municipais, dos grupamentos Operacional, Ações Táticas (GAT), Ações Táticas com Cães (Atac), Ronda da Capital (Rondac) e Ronda Ostensiva Municipal (Romu),01 ônibus de monitoramento, 12 viaturas, 28 motocicletas e uma lancha; com atenção especial aos finais de semana, quando o movimento nas praias e rios é maior.

Segundo o inspetor-geral da GMB, Joel Monteiro, o planejamento das ações foi criado para oferecer aos  moradores e turistas, um ambiente seguro e ordenado para que possam curtir as praias sem preocupação. “Planejamos segundo a necessidade de cada distrito e ilha. Os guardas vão realizar estrategicamente patrulhamento ostensivo e preventivo, além de ações integradas com as secretarias municipais e forças de segurança do estado”, disse Joel.

Localidades 

Mosqueiro contará com o emprego de 95 guardas municipais dos grupamentos Ronda Ostensiva Municipal e Operacional que vão somar com o apoio de 42 guardas municipais que já atuam na ilha; além de seis viaturas e 14 motocicletas e um ônibus de monitoramento, que vai fiscalizar em tempo real, por meio de câmeras, alguns pontos da ilha. O veículo será instalado no caramanchão da praia do Farol e vai reunir agentes de segurança do município e do estado.

Icoaraci,a vila Sorriso, a cerca de 20 km de Belém, vai contar com 32 guardas municipais dos grupamentos Operacional e Ronda da Capital, uma viatura e 10 motocicletas. Os agentes vão atuar no trapiche e em toda a extensão da orla e na praia do Cruzeiro.

Na ilha de Caratateua (Outeiro) a segurança será reforçada com rondas nos bairros e nas praias, com o emprego de 37 guardas municipais do Grupamento de Ações Táticas com Cães e duas viaturas. A ilha de Cotijuba vai contar com rondas diárias, do trapiche até a praia do Vai Quem Quer, com o efetivo de seis motos e 12 motopatrulheiros do Rondac.

O transporte fluvial da GMB também vai reforçar as rondas no rio Guamá, de quinta a domingo, quando o número de embarcações aumenta com destino aos restaurantes da ilha do Combu. O efetivo utilizado será de oito guardas municipais da Inspetoria Especial de Ações Táticas.

O planejamento da GMB prevê a atuação de guardas municipais estrategicamente distribuídos nas praias, trapiches de travessia, logradouros públicos  e pórticos; revistas pessoais e de veículos, rondas a pé e por viaturas de duas e quatro rodas, além do auxílio de cães. Haverá ainda fiscalização para coibir poluição sonora, importunação sexual e o uso de linhas enceradas e chilenas (proibido por lei) na brincadeira de empinar pipas.

Em Belém a GMB vai atuar com rondas contínuas nos bairros, por meio dos guardas municipais das bases distritais. Nas Praças da República, Batista Campos, Princesa Isabel, Portal da Amazônia, Ver-o-Peso, Ver-o-Rio a segurança terá o reforço dos guardas municipais do grupamento de Ações Táticas. A população conta com o serviço de atendimento de denúncias pelo número 153, que funciona 24h.

Texto:

Thais Veiga

Veja também