TAMO JUNTO E MISTURADO

• Atualizado há 1 ano ago

Quadra junina de Belém vai contar com serviço de segurança municipal especializada

Os espaços montados para o “Tamo Junto e Misturado – Arraial de Belém” vão garantir tranquilidade e segurança para os brincantes e público que vão aproveitar a programação. O planejamento organizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Divisão de Operações da Guarda de Belém (GMB), mobiliza o efetivo da instituição, com ações preventivas e ostensivas durante todo o evento que inicia nesta quinta-feira, 15, e segue até o dia 30 de junho, sempre de quinta a domingo.

“O planejamento foi montado para manter o clima de paz, tranquilidade e segurança ao longo dos dez dias de festejos juninos”, pontua o inspetor-geral da GMB, Joel Monteiro. Ele acrescenta que a estratégia montada vai contar com a integração de outros órgãos de segurança.

A praça Waldemar Henrique, palco central do arraial de Belém, vai receber cerca de 50 guardas municipais, três viaturas e seis motos, por noite. O patrulhamento a pé se concentra na parte interna da praça, dando atenção ao público participante do Piano Palco e Cuia Acústica.

As viaturas e motos vão cobrir a parte externa e o entorno da praça. Além da presença dos agentes, o local vai ter uma câmera de 360° de alta resolução, que vai ser monitorada em tempo real pelo Sistema Integrado de Monitoramento da instituição.

Outros espaços – A Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha, em Icoaraci, e o teatro do CCBEU, no bairro da Batista Campos, vão dispor de segurança com duas viaturas e seis guardas municipais nos sábados, 17 e 24, durante os espetáculos juninos.

Neste ano, a Prefeitura de Belém vai empregar 460 guardas municipais dos grupamentos de Ações Táticas (GAT), Ações Táticas Com Cães (Atac), Ronda da Capital (Rondac), Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e Operacional das bases distritais.

“Todos os grupamentos foram escalados para esse período, para servir a sociedade com efetividade, sem comprometer a segurança da capital com o efetivo ordinário nos postos de serviço e rondas nos bairros”, conclui o titular da GMB.

Texto:

Thais Veiga

Veja também