A manhã desta segunda-feira, 27, iniciou com uma grande festa para marcar os 396 anos de fundação do Complexo do Ver-o-Peso, oficialmente lembrado pela Prefeitura de Belém. O espaço é um dos principais polos econômicos e turísticos da capital paraense e ao longo de sua história recebe e abriga pessoas de diversas partes do Brasil e do mundo.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou da programação e garantiu ampla revitalização do espaço: em um projeto arquitetônico do Complexo. O gestor informou que, ainda pela manhã, seguiria para uma reunião para discutir o projeto de revitalização da maior feira a céu aberto da América Latina, o Ver-o-Peso.
Liturgia
O início da programação ocorreu com celebração litúrgica, com a bênção da imagem peregrina de Nossa Senhora de Belém, padroeira da cidade, acompanhada pela Banda de Música da Guarda Municipal e por feirantes e consumidores que vivem o cotidiano da feira.
“Sempre que venho a Belém, tenho que passar pelo Ver-o-Peso. A minha relação com esse espaço é de amor e só desejo coisas boas para ele neste dia especial”, diz a moradora da ilha de Soure (arquipélago do Marajó), Joana Quaresma, que acompanhou desde cedo a celebração litúrgica em comemoração ao aniversário do maior cartão-postal da cidade.
Há 23 anos trabalhando no Ver-o-Peso com a venda de camarão seco, José Guedes é um dos 1.193 permissionários do complexo. “Que Deus abençoe grandemente o Ver-o-Peso, que emprega muitas pessoas, e por toda a riqueza que representa para nossa cidade. E o parabenizo do fundo do meu coração”, enfatiza o feirante.
Logo após a celebração, o prefeito Edmilson Rodrigues participou de um café da manhã com feirantes e lideranças do espaço.
Parabéns e distribuição de bolo uniu população, feirantes e gestores
Dez metros de comprimento foi o tamanho do bolo de aniversário do Ver-o-Peso, recheado com doce de leite e goiabada, distribuído ao público presente no estacionamento da feira, depois de cantar o parabéns ao maior cartão-postal da cidade.
“Pelo bem de Belém, quero reforçar aqui no Ver-o-Peso que há um projeto conjunto para a revitalização do nosso grande mercado, que é nossa alma, centro de nossa cultura e gastronomia. Pela revitalização, asseguramos um equipamento público de grande qualidade, para os feirantes, consumidores e também para os turistas”, informa o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.
Texto: