Ronda nas escolas municipais garante segurança na volta às aulas em Belém e nos distritos

• Atualizado há 2 anos ago

Com o retorno das aulas na rede municipal de ensino, nesta quarta-feira, 1°, a Guarda Municipal de Belém intensificou as rondas nas escolas na capital e nos distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro, com a presença dos guardas municipais dos grupamentos operacional e tático. O patrulhamento é realizado com foco na proteção das instalações físicas das unidades e no atendimento e apoio aos alunos, pais, professores e demais servidores das 200 escolas da rede municipal.

Na Escola Municipal Manuela de Freitas, no bairro de São Brás, os alunos foram recepcionados pela cadela Índia, do Grupamento de Ações Táticas com Cães (Atac). Os pequeninos da Unidade de Educação Infantil do Satélite foram recebidos com muita música pela banda da Guarda Municipal, que trouxe um repertório variado e animado.

A recepção emocionou a dona de casa Maria Adelaide, 35, que foi levar o filho Daniel Menezes, de sete anos, para o primeiro dia de aula na nova escola. “Foi tão fofinho ser recebido pela cachorrinha e achei excelente a presença dos guardas municipais mostrando que tem segurança para os nossos filhos”, disse a mãe do aluno.

Ronda escolar

Em 2022 a GMB realizou 14.031 rondas nas escolas do município.

O serviço de ronda escolar é realizado diariamente por motos e viaturas, com reforço dos guardas táticos que visitam regularmente todas as unidades da rede pública municipal. 

Aliando proteção e prevenção, a GMB trabalha o lado socioeducativo dentro das escolas com o programa “Guarda Amigo da Escola”, onde estudantes de todas as faixas etárias participam de atividades recreativas e palestras, recebendo informações de maneira lúdica, acolhedora e educativa.

O Inspetor-geral em exercício, Sindeval Bittencourt, explica que as rondas preventivas e a presença dos guardas municipais nas escolas estabelecem uma relação de proximidade e integração com a comunidade escolar, diminuindo os atos de violência, vandalismo, furtos, arrombamentos e outros delitos. “A presença dos guardas municipais é de fundamental importância e vem dando resultados positivos. Essa aproximação mostra um trabalho do guarda como um agente amigo dos alunos, profissionais e familiares”, assegura Bittencourt.

Guarda Amigo da Escola

O projeto tem o objetivo de levar ações educativas e de combate ao uso de drogas e bullying; proteção e preservação do patrimônio público, visando incentivar o desenvolvimento da cidadania entre as crianças e adolescentes; além do estreitamento da relação da instituição com a comunidade escolar.

As ações são planejadas conforme a faixa etária atendida pela escola e consistem em palestras, simulações de casos, peças teatrais, atos cívicos, apresentação da banda de música e do “Dog Show” do Grupamento de Ações Táticas com Cães (Atac).

Profissionais da rede de ensino de Belém interessados em levar as atividades da GMB para a sua escola devem entrar em contato por meio do e-mail ascom.gmb1@gmail.com.
 

Texto:

Thais Veiga

Veja também